Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
História econômica dos Kaiowa habitantes na Reserva Indígena de Dourados-MS (2009-2017): As fronteiras, identidades culturais e desafios dos Kaiowa em viver a plenitude do seu Ñande Reko na atualidade.
RAUL CLAUDIO LIMA FALCÃO

Última alteração: 22-11-18

Resumo


Este trabalho de pesquisa tem por iniciativa de apresentar aspectos concernentes às práticas econômicas que perpassam o sistema social dos Kaiowa que residem na Reserva Indígena de Dourados. Trata-se de uma abordagem analítica sobre contextos, discursos, modos de fazer, aspectos, objetos, simbologias, ações e práticas que interligam sua vivência como grupo étnico tradicional em relação aos desafios encontrados mediante a situação de habitar em um território inserido na região urbanizada do município de Dourados, estado do Mato Grosso do Sul. A principal intenção na construção dessa abordagem está calcada no ensejo de evidenciar uma maior aproximação da academia a esse subgrupo étnico Guarani, que mesmo diante de consideráveis mudanças históricas, sociais, políticas, culturais – entre outras – resistem bravamente e lutam para manter as tradições de seu povo – principalmente no tocante a religião – e buscam vivenciar cotidianamente seu modo de ser, dinamizando suas práticas e construindo condições favoráveis a sua experiência de vida em comunidade. Por ser um povo que comunga seus costumes baseados na experiência religiosa, a economia Kaiowa, não se limita a característica voltada apenas ao fator financeiro ou em conceber a lógica de acumular capital ou bens, status social ou político, mais do que isso, pensa na reciprocidade de dons e experimentar o bem viver na terra em que habitam. A escolha desse recorte histórico também é pensada na problemática que envolve o processo de construção de um anel viário que passa ao lado da Reserva e que interliga rodovias e como esta realidade interfere em seu modo de vida.