Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
DIDÁTICA ATIVA E OS PROGRAMAS DE MESTRADOS PROFISSIONALIZANTES EM ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO
Cristine Moraes dos Anjos

Última alteração: 14-10-18

Resumo


Este trabalho de pesquisa intitulado, Didática Ativa e os Programas de Mestrados Profissionalizantes em Ensino de Matemática: estado do conhecimento pertence, ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM, da Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática, orientado pela professora Dra Gladys Denise Wielewski, do Programa de Pós Graduação em Educação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso campus Cuiabá. Nesta pesquisa buscamos compreender os princípios da Didática Ativa presentes nas concepções dos professores que ensinam matemática. Para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica, exploratória do tipo estado do conhecimento, que mapeou inicialmente os programas de mestrados profissionalizantes em Ensino de Matemática e posteriormente nos bancos de dados dos referidos programas os produtos de dissertação que são sequências didáticas, com o intuito de identificar as metodologias, os métodos, as técnicas e estratégias de ensino utilizadas, os resultados alcançados e os desafios encontrados. A [gdw1] partir desses dados, vamos relacionar com as teorias que fundamentam as tendências e as práticas pedagógicas para compreender como os princípios da Didática Ativa são concebidos por esses professores de matemática.

[gdw1]A frase estava muito longa.


Palavras-chave


Didática Ativa; Tendências Pedagógicas, Prática Pedagógica, Mestrado Profissionalizante, Estado do Conhecimento.