Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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Análise da evasão no ensino tecnólogo público e privado no estado de Mato Grosso
Lorena Filipim Souza

Última alteração: 08-10-18

Resumo


A Educação Superior no Brasil é composta por três modalidades: a graduação que compete à licenciatura e o bacharelado, e a graduação tecnológica, cada uma com características próprias. A expressão "tecnólogos" surgiu no final do século XX; com a implantação de novas políticas educacionais. De acordo com Machado (2008), diversos foram os fatores de ordem sócio-econômica, impetuosamente considerados como fundamentais em toda essa mudança de trajetória da graduação tecnológica e suas políticas expansionistas. Segundo Jantsch e Azevedo (2009), a Educação Tecnológica de nível superior, vem expandindo no território brasileiro, convergindo para uma educação voltada ao mercado e, segundo o mesmo autor, já aponta para níveis de declínio em suas estatísticas, tanto na esfera pública quanto na privada. É preciso aprofundar as discussões sobre essa modalidade de educação, uma vez que se encontra cooptada pelo mercado, vindo facilmente a se tornar uma mercadoria de prateleira. Deste modo o presente estudo tem como objetivo geral analisar os dados estatísticos de discentes que evadiram de cursos tecnólogos no estado de Mato Grosso, entre os anos 2014 e 2017, e como objetivos específicos historicizar a criação do ensino tecnólogo no Brasil, compreender a concepção de evasão e identificar os índices que se caracterizam como evasão na educação tecnóloga. Como metodologia para recorte do objeto a ser estudado, será realizada uma pesquisa quantitativa através da análise de dados estatístico. Durante o trabalho o termo educação será utilizado na condução da forma histórica para os diais atuais, quando então será utilizado o termo ensino, este se referindo ao tema proposto, visto que o ensino tecnólogo, por não abranger o tripé que compõe também a pesquisa e a extensão, está ancorado principalmente nas habilidades da aplicação de determinadas técnicas, com adequação de conceitos básicos e fundamentais para que as mesmas sejam colocadas em prática, tendo como consequência a formação de profissionais para o mercado de trabalho, conforme informa o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, e lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Tais conceitos serão explicitados no decorrer da pesquisa, através de referenciais bibliográficos extraídos de plataformas digitais, livros e documentos. Será utilizada como fundamentação teórica, no que diz respeito a relação do discente evadido e a sociedade, bem como a construção do cenário que permeia o ensino, conceitos do filósofo francês Bourdieu.

 


Palavras-chave


ensino superior; politica educacional