Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
A QUESTÃO DO DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
ANA PAULA ALBONETTE DE NOBREGA, ELANE CHAVEIRO SOARES

Última alteração: 05-10-18

Resumo


O texto apresenta um projeto de pesquisa que visa colocar em pauta a questão do diálogo entre Ciência e Religião no âmbito do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) no Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio. A motivação inicial para a realização dessa pesquisa nasceu a partir da proposição das seguintes questões: os conteúdos e a própria História da Ciência só podem ser contados/ensinados através da visão positivista?; existe outra forma de abordar o conhecimento científico que não da maneira naturalista ou proposta pelos livros didáticos convencionais? Aprendemos que era preciso contextualizar o ensino de Química, mas nem sempre relacionamos isso com a Química ou a Ciência como um todo. Acredito no conhecimento que ensino ou na forma como ensino? É preciso deixar as crenças fora da sala de aula para colaborar com a educação de tantas crianças, adolescentes e adultos? Para além da vivência profissional, a relevância do tema apareceu também, através do levantamento bibliográfico, utilizado como suporte para a construção de um estado da questão relacionado ao tema. A fundamentação teórica e os levantamos bibliográficos foram essenciais para a constituição de um problema de pesquisa válido: O que o diálogo entre Ciência e Religião pode promover no Ensino de Ciências? Nossa hipótese é de que as Ciências podem ser ensinadas nas escolas de forma diferente, mais engajada e menos dogmática. Acreditamos que é possível ressignificar a formação inicial de professores de Ciências que outrora fora controlada pelo materialismo histórico e pelo suposto cunho neutro da Ciência, dentre outras visões deformadas e que estão, de certa forma, impregnados na prática docente cotidiana, impedindo-os muitas vezes, de dar continuidade à sua formação. Objetivamos promover a ampliação de conhecimentos sobre a natureza, o escopo e as limitações da ciência, bem como discorrer de forma didática, atrativa, lúdica sobre as possíveis interações entre estes campos, no âmbito do ensino das Ciências a partir da estruturação de um livro paradidático que fomente o diálogo entre Ciência e Religião. Para conhecer a realidade do tema de discussão e as concepções de um grupo de professores de Ciências Naturais do Ensino Médio organizaremos uma pesquisa qualitativa com estudo de caso. Faremos a triangulação dos resultados obtidos com a fundamentação teórica que se pautará nas discussões sobre o DPD, onde buscaremos discutir o quanto a formação inicial influencia no fazer pedagógico e o quanto o DPD pode ressignificar toda a profissionalidade; Ciência, onde nos propomos a trazer não apenas as definições de Ciência, mas também sua natureza, seu escopo e sua história; e Diálogo entre Ciência e Religião, na qual buscaremos constituir um debate de possibilidades, tendo a tolerância como um fator importante. Assim, pertinente com as leituras que estão sendo realizadas e com as pesquisas já feitas, buscaremos uma discussão com aprofundamento epistemológico que notifique o campo da formação docente sobre a necessidade de se lidar de forma mais respeitosa com as questões de crença. Intencionamos trazer para o ambiente formativo toda a compreensão dos fenômenos, sejam eles científicos ou religiosos.


Palavras-chave


Desenvolvimento profissional docente; Ciência e Religião; Ensino de Ciências da Natureza.

Referências


DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional docente: os desafios da aprendizagem permanente. Tradução Maria Assunção Flores. Portugal: Porto Editora, 2001.

GIL-PEREZ, Daniel; MONTORO, Isabel Fernández; ALIS, Jaime Carrascosa; CACHAPUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação. v.7. n.2, 2001, p. 125-153.

JAPIASSU, Hilton. Ciência e destino humano. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n.08, p. 7-22. Jan/abr. 2009.

NÓBREGA, Ana Paula Albonette de; SOARES, Elane Chaveiro. O estado da questão para o tema Ciência e Religião no âmbito da formação de professores de ciências. Anais do 2° Encontro de Jovens Pesquisadores das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, II JOPEQ, UFMT, Cuiabá-MT, 29 a 31 de agosto de 2018.