Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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PARA ALÉM DOS MUROS DO POMERI - ATUAÇÕES DA PSICOLOGIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ - MT
Everton Cristian Oliveira Santana, Fernanda Mariano Massuia, Alessandro Vinicius de Paula

Última alteração: 04-10-18

Resumo


O Sistema Socioeducativo em Cuiabá-MT é permeado de mistérios, seja pelos muros altos protegidos com concertinas, ou pelo estigma social atribuído aos Centros de Atendimento Socioeducativo (CASEs) que compõem o Complexo Pomeri. Neste Sistema são atendidos os adolescentes autores de ato infracional em cumprimento de medidas socioeducativas, sendo este o campo de trabalho de profissionais de várias áreas que atuam em prol da socioeducação. Recentemente, um caloroso debate vem sendo reacendido no cenário político e social do nosso país por conta das discussões sobre a redução da maioridade penal no Brasil. Tal debate evidencia o desconhecimento de muitas pessoas sobre a existência e o modo de funcionamento do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), fazendo com que alguns profissionais que atuam neste contexto de trabalho se mobilizem em prol do Sistema Socioeducativo. É neste aspecto que apresentamos este trabalho, que aborda “As Representações Sociais dos profissionais da Psicologia do Sistema Socioeducativo sobre a atuação dentro dos Centros de Atendimento Socioeducativo do Complexo Pomeri de Cuiabá-MT”. Esta pesquisa encontra-se em andamento no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem como objetivo compreender quais são as representações socialmente compartilhadas pelos profissionais da Psicologia sobre a atuação dentro dos CASEs que compõem o Complexo Pomeri, no contexto de socioeducação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade. Este estudo tem caráter qualitativo, com cunho descritivo-explicativo, estando localizado na interface das áreas da Psicologia Social e da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Para conhecer a rotina de trabalho do profissional de psicologia por dentro dos muros altos do Sistema Socioeducativo de Cuiabá, será realizada uma imersão nos três CASEs do Complexo Pomeri: CASE Provisório e de Internação Feminino; CASE Provisório Masculino; CASE de Internação Masculino. Serão realizadas entrevistas com profissionais da Psicologia que trabalham (ou já trabalharam pelo período mínimo de doze meses) inseridos no atendimento socioeducativo dentro dos CASEs do Pomeri. Os resultados deste estudo podem evidenciar elementos sobre a práxis cotidiana da Psicologia neste campo de trabalho, como um dos atores da promoção da socioeducação no contexto do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso, mostrando os pontos de convergência e divergência dessa prática com o alinhamento teórico, conceitual e metodológico com os dispositivos legais do SINASE, das Políticas Públicas destinadas a esta área e com os princípios dos Direitos Humanos e da própria Psicologia enquanto ciência e profissão.


Palavras-chave


Sistema Socioeducativo; Psicologia; Atuação Profissional; Complexo Pomeri