Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO MEDIADORAS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE FUNÇÃO NUMA ESCOLA DA COLÔMBIA
Oscar Orlando Hoyos Gaviria

Última alteração: 07-10-18

Resumo


Diante dos múltiplos olhares e perspectivas a partir das quais é possível analisar o uso das TIC como recurso para a aprendizagem matemática na educação básica, esta pesquisa numa abordagem de cunho qualitativo busca discutir as contribuições das tecnologias da informação e a comunicação (TIC) para a construção do conceito de função por alunos de Ensino Fundamental. Para responder tal objetivo, nossas investigações apontam para atender a seguinte questão de pesquisa: quais são as contribuições das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como mediadoras para promover uma aprendizagem significativa do conceito de função para os alunos do  9º ano do ensino fundamental numa escola da Colômbia? Nossa pesquisa, tipo pesquisa-ação, foi um processo integrado por quatro fases ou momentos inter-relacionados: planejamento, ação, observação e reflexão, desenvolvida em sala de aula com apenas uma turma. Os sujeitos participantes foram 22 estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental da escola Francisco de Paula Santander localizada na Colômbia. Para o desenvolvimento da intervenção ou ação formativa utilizaremos os seguintes instrumentos: questionários, diagnóstico inicial, elaboração de atividades, aplicação das atividades, registro fotográfico das aulas, avaliação final, relatos e observações, ocorridos durante o desenvolvimento da metodologia empregada, também contribuíram para análise e interpretação dos resultados obtidos. Como orientação teórica, temos as abordagens do David Ausubel com a Teoria da Aprendizagem Significativa, o conceito de mediação na perspectiva de Vygotsky e concepções sobre o uso da Tecnologia na Educação e na aprendizagem da Matemática. Neste contexto, destaca-se a importância das TIC na educação como mediadora no processo ensino-aprendizagem relacionada à Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como, associada à definição de material potencialmente significativo. Os alunos se envolveram com os recursos tecnológicos e motivaram-se com aulas mais diversificadas, onde trocaram informações e aprendizado.

Palavras-chave


Ensino da Matemática. Aprendizagem significativa. TIC. Mediação. Conceito de Função

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