Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
A Educação Física no ensino médio inovador: A busca por uma prática pedagógica dialógica e problematizadora pautada na metodologia de projetos de trabalho.
Gislaine Lisboa Pondé, Evando Carlos Moreira

Última alteração: 07-10-18

Resumo


Resumo: O Objetivo deste estudo é investigar as contribuições pedagógicas da metodologia de projetos de trabalho e suas implicações nas aulas de Educação física do ensino médio inovador. Especificamente, almeja-se identificar junto aos docentes da Escola Estadual que atende a fase final da educação básica do município de Nova Mutum, suas motivações e justificativas para adesão ou não, bem como compreendem o significado desta pedagogia no processo de intervenção profissional e na aprendizagem dos estudantes. Com relação aos alunos, espera-se identificar suas percepções sobre a metodologia de projetos de trabalho e suas implicações nas aulas de Educação Física. Para tanto, realizaremos um levantamento de dados e de referencial teórico acerca da metodologia de projetos de trabalho, de maneira que este possa ser analisada à luz das práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física do Ensino médio inovador. Como ápice da pesquisa, implementaremos a metodologia de projetos de trabalho em uma turma do 1º ano do ensino médio inovador de maneira, a comprovar ou não, por meio da experimentação sua viabilidade. O caminho metodológico consiste numa abordagem do tipo qualitativa apresentada por Bogdan e Biklen (1994) com as seguintes características: a fonte direta dos dados é o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal; descritiva; interesse pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos; análise indutiva; significado é de importância vital na abordagem qualitativa. Este estudo caracteriza-se ainda como estudo de caso. Na perspectiva de sanar as inquietações que nos movem no processo de ressignificação das práticas cotidianas no contexto escolar dos jovens oriundos das diferentes camadas sociais e com capital cultural diverso, a possibilidade de superarmos o paradigma tradicional de uma educação pautada na mera reprodução de gestos motores com fim em si mesmos é o principal desafio. Movidos pelo inacabamento e a insatisfação de uma prática que não tem atendido as demandas atuais dos jovens do século XXI, o desafio é valorizar a problematização, a dialogia, promovendo uma relação construída por meio das ações coletivas atreladas as possibilidades de debates e soluções elencadas pelo conjunto. Esta pesquisa se inscreve na Linha de Culturas Escolares e Linguagens do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Palavra-chave: metodologia de projetos de trabalho.  Educação física. Ensino médio inovador.


Palavras-chave


Metodologia de projetos. Educação física. Ensino médio.

Referências


BOGDAN, Robert. C.; BIKLEN, Sari. Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.