Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
RECRIANDO O EXPERIMENTO DE JOULE, EM SALA DE AULA, COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Everaldo Mateus da Everaldo Mateus

Última alteração: 26-10-18

Resumo


Na perspectiva de uma abordagem mais prazerosa e interativa sobre o Equivalente Mecânico do Calor, este trabalho tem o objetivo de confeccionar um objeto educacional que proporcione uma aprendizagem significativa através de atividades práticas. Almeja-se trabalhar com os alunos da 3ª série do ensino médio regular. Grupos de alunos irão construir, a priori, um aparato experimental sobre o tema supracitado após realizarem uma pesquisa sobre o tema. Essa primeira tentativa experimental tem o intuito de discutir as dificuldades em se realizar medidas com materiais e dispositivos não adequados ao experimento proposto, e verificar as possibilidades para o melhoramento do aparato experimental. Posteriormente, o professor apresentará o produto educacional confeccionado para uso e experimentação dos alunos. O produto educacional tem a finalidade de facilitar e potencializar os conceitos estudados anteriormente, bem como auxiliar na aquisição de conceitos novos. O produto educacional possibilitará compreender conceitos relativos à transformação e conservação de energia, termodinâmica, mecânica e elementos da eletricidade.

PALAVRAS-CHAVE: Equivalente Mecânico do Calor. Experimentação. Aprendizagem Significativa.