Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA INTERCULTURAL: AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA/PARA A EDUCAÇÃO DO CORPO/ALUNO NA ESCOLA.
Jonathan Stroher, Beleni Salete Grando

Última alteração: 14-10-18

Resumo


O presente estudo busca compreender o corpo/discente no processo de formação em Educação Física e as possiblidades de uma formação intercultural, que promovam o pensar e as práticas pedagógicas na educação dos corpos/alunos, na escola. Tal problematização surge dos acompanhamentos realizados no estágio supervisionado, com ênfase no processo de regência, em que os discentes, ao planejarem suas atividades para as aulas de Educação Física, desconsideram os aspectos culturais que circundam o espaço da escola e que fazem parte, sobretudo, de sua própria cultura. Dessa ótica, questiona-se o processo de formação docente do curso de licenciatura em Educação Física na UNEMAT campus de Diamantino, assim como a própria prática docente, por entender que nesse espaço/tempo de formação, as especificidades culturais que caracterizam a região médio-norte do Mato Grosso, em todas as suas nuances, não são colocadas em pauta no momento em que se discutem as relações culturais como fator determinante para organizar e pensar a prática pedagógica em Educação Física na escola. Para isso, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com estratégias da pesquisa-ação, em que os sujeitos serão os discentes do estágio supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso. A pesquisa se divide em três momentos que se complementam no processo investigativo. O primeiro momento consiste na aplicação de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), para levantar as culturais corporais tradicionais que identificam os corpos/discentes do estágio supervisionado. A segunda etapa da pesquisa trata especificamente da construção um plano de ação coletivo como possibilidade de investigação-ação nas aulas de Educação Física, tomando como referência a perspectiva Intercultural, utilizando-se dos relatórios de observação, planos de aula e discussões nas orientações coletivas do estágio, que serão anotadas em um caderno de campo. A terceira e última etapa da pesquisa consiste na avaliação e sistematização das ações desenvolvidas no processo de investigação-ação das práticas pedagógicas com e pelos corpos/discentes, discutindo as potencialidades da Educação Física Intercultural na educação do corpo/aluno, na escola, tendo como suporte os relatórios de regência e discussões em sala de aula, problematizando as práticas pedagógicas dos corpos/discentes.  Após todas as coletas de dados, serão analisados a partir do referencial teórico que a pesquisa assume. Com a pesquisa, pretende-se apresentar as possibilidades de aprendizagens do processo de formação-ação e suas potencialidades para a promoção de uma Educação Física Intercultural, tendo como referência a centralidade do corpo/aluno como elemento suleador das práticas pedagógicas.

Palavras-chave


Inteculturalidade; Educação; Educação Física; Práticas educativas; Corpo/aluno.