Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PRESENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS – PPC’s DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DE MATO GROSSO - MT
Sirlei JANNER, Marta Maria Pontin Darsie

Última alteração: 09-10-18

Resumo


Este Projeto de Pesquisa está sendo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa Educação Ciências e Educação Matemática, juntamente com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Este estudo tem como objeto as concepções de avaliação da aprendizagem presente nos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPC’s Licenciaturas em Matemática, das instituições públicas do Estado de Mato Grosso. Temos como Objetivo geral investigar quais as concepções de avaliação da aprendizagem são propostas, nos documentos oficiais que compõe os currículos das Licenciaturas em Matemática, para serem estudadas com os futuros professores.  De natureza qualitativa, a pesquisa caracteriza-se do tipo documental tendo como fonte primária de dados os PPC’s dos cursos. Os documentos oficiais nacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que orientam a formação inicial de professores de matemática também subsidiarão as análises desta investigação.  A Pesquisa será fundamentada a partir dos princípios epistemológicos construtivistas. Esta pesquisa decorre de um projeto macro denominado “Panorama da Formação Inicial de Professores de Matemática na Região da Amazônia Legal Brasileira” o qual é desenvolvido por meio da ação coletiva de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM) da UFMT e do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM) da UNIR.  Com esta pesquisa almeja-se obter um panorama das concepções de avaliação propostas na formação inicial de professores de matemática no estado de Mato Grosso.

 


Palavras-chave


Avaliação da Aprendizagem. Formação Inicial. Licenciatura em Matemática.

Referências


BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília. V.21, n.83, p.7-15.1992.

BOGDAN, Robert. e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

DARSIE, Marta Maria Pontin. Avaliação e Aprendizagem. Cadernos de pesquisa. SP. n.99.1996.

______. Perspectivas epistemológicas e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. UNIciências, Cuiabá, UNIC. 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomiasaberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1999.

MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo 1994.

RABELO, Edmar. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petrópolis, RJ: Vozes 1998.