Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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ESTUDO SOBRE O DNA, RNA, SÍNTESE PROTEICA E MUTAÇÃO GÊNICA POR MEIO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL E REPRESENTAÇÕES MENTAIS
Monika Michelly Aparecida Nunes, Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira

Última alteração: 05-10-18

Resumo


A vida depende da habilidade da célula em desempenhar funções básicas com o se alimentar, trabalhar e reproduzir. Realizar essas tarefas adequadamente possibilita que em sucessivas gerações as células expressem de forma fidedigna as informações genéticas adquiridas, e por consequência o bom funcionamento do organismo. Nos casos em que essa ordenação não acontece sejam por falhas nos processos de replicação do material genético, ou por ação a agentes externos que afetam a estrutura e o funcionamento celular, mutações expressam-se como erro inato do metabolismo ou até mesmo como malformações que trarão consequências aos indivíduos afetados, as famílias e a sociedade. Aprofundar o estudo da Biologia Celular e Genética Molecular no Ensino da Educação Básica é poder melhorar a discussão dessa área do conhecimento e fornecer  subsídios para que os alunos saibam refletir e inferir quando argumentados sobre essas questões ou até mesmo ser um elo despertador de interesse para poderem trabalhar e continuar os estudos nesse ramo de pesquisa.  Porém, no que tange essas duas disciplinas, os assuntos sobre DNA (ácido desoxirribonucleico), RNA`s (ácido ribonucleico), síntese proteica e mutação gênica quando abordados em sala de aula, expõe muitas vezes a falta de conhecimentos prévios e dos mecanismos relacionais por parte dos alunos.  Isso deve-se entre outras necessidades a capacidade de abstração em compreender a estrutura microscópica e repleta de detalhes do conteúdo celular e também a falta de recursos nas escolas básicas capazes de aproximar os alunos da análise real, da célula e do seu funcionamento. Diante destes apontamentos a presente pesquisa teve como o objetivo verificar a aprendizagem de conceitos, representações mentais e a associação entre teoria e estudo de caso de temas que abordaram os estudos sobre DNA, RNA, síntese proteica e mutação gênica. As atividades e coleta de dados foi realizado na escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Müller” em Cuiabá/MT, nos meses de maio à julho de 2018. Os alunos participantes corresponderam a aproximadamente 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma das turmas do período matutino da escola.   A linha de pesquisa seguiu o ordenamento de verificação de conceitos, experiência, modelos de representações mentais, análise e interpretação de dados.  Os instrumentos para a obtenção dos resultados foram realizados por meio da avaliação diagnóstica, de vídeos, desenhos, aulas expositivas, utilização de um software educacional e avaliação somativa para verificar a aprendizagem. O software educacional intitulado – A imensidão de uma célula, foi desenvolvido com o intuito de ser uma ferramenta útil em sala de aula para o professor juntamente com os educandos trabalharem conceitos e elaboração de modelos mentais sobre a composição, estrutura e funcionamento do material genético das células. Os dados coletados sugerem que a estratégia metodológica aplicada e o uso do produto educacional favoreceram uma maior assimilação de conceitos genéticos e contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem os educandos.

 


Palavras-chave


software educacional; representações mentais; aprendizagem