Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
AS ARTES MARCIAIS MISTAS (MMA) EM MATO GROSSO
Ronnie Fonseca Barbosa, Francisco Xavier Freire Rodrigues

Última alteração: 11-10-18

Resumo


Esta pesquisa investiga o processo de esportivização das Artes Marciais Mistas (MMA) em Mato Grosso. Buscamos compreender como as condições sociais podem favorecer a apropriação de diferentes produtos esportivos relacionados diretamente à esta modalidade de luta, e ainda, quais os principais motivos que levam as pessoas a terem o gosto por esta modalidade, seja como esporte ou espetáculo. Nos debruçamos sobre a Sociologia do Esporte, pois tem se demonstrado um instrumento que possibilita o entendimento da dinâmica social baseada nas relações esportivas. Desta forma, este estudo se baseia no referencial da Sociologia do Esporte de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, como também, autores ligados aos estudos do esporte em uma perspectiva sociológica que almejam compreender a cultura e o esporte na contemporaneidade. Buscamos abordar sobre a relação entre cultura esportiva de Mato Grosso e a busca de espaço social relacionados ao MMA. A pesquisa se caracteriza como qualitativa com cunho explicativo. Como hipótese, baseada na sociologia do esporte de Pierre Bourdieu, pressupomos que, a possível identificação com os esportes de combate, independente de posição social, levaram ao surgimento de um grupo interessado em buscar a prática de um esporte de combate, e que as Artes Marciais Mistas estão intimamente ligadas com valores e desejos de uma determinada classe que busca melhora na posição social, que, por conseguinte proporciona acesso à um determinado capital cultural. Pressupomos ainda que, ao finalizar a pesquisa, os resultados indiquem se a escolha por uma determinada prática esportiva, está ligada com os aspectos sociais da classe à qual o indivíduo pertence e se com essa prática existe a real possibilidade de profissionalização em nosso estado.


Palavras-chave


Artes Marciais Mistas; Esportivização; Espetacularização; Amadorismo; Profissionalismo.

Referências


BOURDIEU, P. Como é possível ser esportivo. In: ______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 136-153.

______. Programa para uma sociologia do esporte. In: _____. Coisas ditas. São Paulo:  Brasiliense, 1990.  p.  207-220.

ELIAS, N. Sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1987.

HELAL, R. O que é sociologia do esporte Editora Brasiliense, 1ª edição, 1990.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6 ed. 7. reimp. São Paulo: Atlas, 2009.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo : Atlas, 1989.

RODRIGUES, F. X. F.; COSTA, N. C. G. O Futebol Americano em Mato Grosso: amadorismo ou profissionalismo? Coleção Pesquisa em Educação Física. v. 13, p. 83-92, 2014.