Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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INTERAÇÃO LUZ-MATÉRIA: DESAFIOS NO COTIDIANO DO ENSINO E APRENDIZAGEM
Alzira Silva Moreira

Última alteração: 05-10-18

Resumo


Diante da intensa globalização que nos cerca é importante aprimorar a nossa visão do que acontece na atualidade. A Física, por sua vez, como um sistema de representação dessa realidade, através dos seus variados sistemas de notação, permite representar, exemplificar, estabelecer relações, antecipar,  prever e interpretar a natureza, permitindo-nos atuar sobre ela. O problema central que norteia esta investigação pode ter como um provável espaço de conflitos a sala de aula, principalmente por ser este o local aonde ocorre grande parte do ensino e da aprendizagem. Logo, pensando ser possível descrever o problema em uma questão, a mesma seria: Como os Professores de Ciências trabalham a interação entre Luz e Matéria? Essa questão será a pergunta chave em torno da qual o trabalho será focado. O objetivo geral desta investigação é compreender como a interação luz/matéria é abordada em sala de aula e se os métodos utilizados são adequados para o assunto. A pesquisa será de natureza aplicada e utilizará abordagens qualitativas com objetivo descritivo e quantitativo, por meio de procedimentos metodológico de pesquisa bibliográfica em seu início. O trabalho se dará inicialmente com a análise de livros didáticos de Ciências do nono ano do ensino fundamental, integrantes do PNLD 2017, para identificar como o conceito de interação entre a luz e a matéria é abordado no estudo das cores. Em seguida, será aplicado um questionário estruturado, na forma de escala Likert. Espera-se com esta pesquisa compreender como é realizado o processo de ensino aprendizagem sobre o tema interação luz/matéria, bem como quais são os métodos utilizados e os respectivos desafios enfrentados pelos alunos e professores no desenvolvimento do tema.