Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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CUIABÁ 300 anos: Reestruturação Urbana, Gerenciamento e Marketing.
Herica Damiana Campos de Paula

Última alteração: 26-10-18

Resumo


A partir de meados do século XX a cidades brasileiras passaram a receber um grande contingente humano, a maioria delas não estavam preparadas e nem adaptadas a esse fenômeno de movimento subido. Seguindo a conjuntura atual, a cidade inserida em uma política neoliberal precisa se adaptar e ser adaptável aos novos conceitos, assim, surge o marketing urbano. A cidade mercadológica muitas vezes torna-se um espaço frio e sem elementos que agregam valor sentimental e simbólico para grande parte de seus cidadãos que maciçamente pertence à classe dos excluídos. Nessa perspectiva o presente estudo tem por finalidade analisar o projeto em andamento na cidade de Cuiabá/MT denominado de “Cuiabá 300 anos”, e, propõe discutir e evidenciar qual projeto de cidade está sendo gestada no programa político em questão. Nos últimos quatro anos houve uma mudança urbanística nas áreas centrais e nobres na cidade de Cuiabá, esses elementos agregaram valor simbólico à imagem da cidade, o que a tornou mais atrativa e receptiva ao capital. A gestão municipal atual tem por objetivo no ano de 2019, quando Cuiabá completará 300 anos de sua fundação, elevar seu status, torna-la atrativa e capaz de competir com as principais capitais do Brasil e da América do Sul.  Nessa premissa tem-se como proposta analisar os investimentos que estão sendo empregados com o uso do marketing urbano que tem como bases a comemoração dos 300 anos da capital de Mato Grosso. Busca-se evidenciar se os investimentos planejados permitem mitigar questões de cunho social e urbanos que necessitam de atenção, ou, se está só a serviço do capital que transforma a cidade em mercadoria. Através deste estudo será possível descrever quais os investimentos foram operacionalizados nas áreas sociais e urbanas e evidenciar o projeto de cidade pensado para Cuiabá e fazer analise da estrutura urbana de Cuiabá após 300 anos de sua fundação.

Palavras - chaves: Produção do Espaço, Markenting, Gerenciamento.