Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Avaliação das Propriedades Físicas da madeira acetilada de Jacaranda copaia
Andressa Midori Baufleur, Diego Martins Stangerlin

Última alteração: 22-10-18

Resumo


A diminuição da oferta de madeira tropical no mercado justificada pela diminuição dos maciços florestais em todo o mundo tem forçado o setor de tecnologia a desenvolver e aperfeiçoar as técnicas de preservação da madeira. Este trabalho objetivou avaliar a influência da acetilação com anidrido acético sobre as propriedades físicas da espécie Jacaranda copaia. Cinco tratamentos foram empregados: a) testemunha (não acetiladas); b) acetilação por 2 horas; c) acetilação por 4 horas; d) acetilação por 6 horas; e) acetilação por 8 horas; todos com temperatura constante de 90°C. Os ensaios de absorção de água e retratibilidade volumétrica, foram realizadas em três tempos: 2 horas, 24 horas e 30 dias.  Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com repetições para cada um dos cinco tratamentos e o experimento fatorial. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Segundo resultados obtidos verificou-se a eficiência do processo de acetilação refletido ao ganho de massa, na qual se obteve para todos os tratamentos diferença significativa com relação à testemunha, sendo mais expressivo para os tempos de 6 e 8 horas de acetilação. As taxas de absorção de água e retratibilidade volumétrica apresentaram uma diminuição considerável, resultando em uma madeira com maior estabilidade dimensional.


Palavras-chave


Pará-Pará, preservação da madeira, estabilidade dimensional

Referências


CASTRO, V.; IWAKIRI, S. Influência de diferentes níveis de acetilação nas propriedades físico-mecânicas de aglomerados e painéis madeira-cimento. Cerne, v.20. n.4, p.535-540, 2014.

GOMES, D. F. F. et al. Avaliação da estabilidade dimensional da madeira acetilada de Eucalyptus grandis Hill ex. Maiden. Scientia Forestalis, n. 70, p. 125-130, abr. 2006.

PAPADOPOULOS, A.; TOUNTZIARAKIS, P. The effect of acetylation on the Janka hardnessof pine wood. EuropeanJournalof Wood and Wood Products. v.69. n.3. 2011.

ROWELL, R. M. Acetylation of wood – A Review International Journal of LIgno cellulosic Products. 2014.

ROWELL, R. M. Acoustical Properties of Acetylated Wood. Journal of Chemistry and Chemical Engineering. v.7. n. 9, (2013) – p.834-841.