Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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PANORAMA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO COM FOCO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Regiane Carvalho de Castro Borges, Marta Maria Pontin Darsie

Última alteração: 14-10-18

Resumo


A presente pesquisa tem como objeto a formação inicial de professores de matemática para atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nosso foco está nesta modalidade (EJA) por entendermos que assegurar oportunidades educacionais adequadas às especificidades dos estudantes da EJA demanda qualificação profissional dos educadores para cumprir com as funções e finalidades desta modalidade de ensino. Neste contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar como a formação de professores de Matemática para atuar na EJA está proposta nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Licenciatura em Matemática do Estado de Mato Grosso, ofertados na modalidade de ensino superior presencial. De natureza qualitativa, a pesquisa caracteriza-se do tipo documental tendo como fonte primária de dados os PPC’s dos cursos referidos anteriormente. Os documentos oficiais nacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que orientam a formação inicial de professores de matemática e a Educação de Jovens e Adultos também subsidiarão as análises desta investigação. A pesquisa será fundamentada a partir dos princípios epistemológicos e políticos do educador Paulo Freire e de demais autores que se dedicaram aos estudos sobre formação docente, educação matemática e EJA. Este projeto está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e decorre de um projeto macro denominado “Panorama da Formação Inicial de Professores de Matemática na Região da Amazônia Legal Brasileira” o qual é desenvolvido por meio da ação coletiva de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM) da UFMT e do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM) da UNIR. Com esta pesquisa almeja-se obter um panorama da formação inicial de professores de matemática no estado de Mato Grosso para atuar na Educação de Jovens e Adultos.

Palavras Chaves: Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Formação Inicial de Professores.