Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
PETROGRAFIA E GEOQUÍMICA DO GRANODIORITO CENTU CUÉ E INJEÇÕES GRANÍTICAS MENORES: IMPLICAÇÕES À EVOLUÇÃO DE UMA FAIXA PARAGUARI, SW DA REPÚBLICA PARAGUAI.
Felipe Almeida Medeiros, João Batista Matos, Amarildo Salina Ruiz

Última alteração: 26-10-18

Resumo


O Granodiorito Centu Cué e injeções graníticas ocorrem nas proximidades de Villa Florida – República do Paraguai, borda norte do Cráton Rio de la Prata. O objetivo desta dissertação é realizar um detalhamento aprofundado do Granodiorito Centu Cué e injeções graníticas que possuem idades respectivamente de 622 ± 15 Ma e 614 ± 40 Ma segundo Cordani et. al. 2001. O granodiorito trata-se de um batólito que aflora nas proximidades de Vila Florida, composto por rochas foliadas, de granulação média, cor cinza, de composição principal granodiorítica, podendo ter tipos monzodioríticos, já as injeções graníticas ocorrem em forma de bolsões e diques, constituídas por rochas de granulação fina a média, levemente avermelhadas, de composição quartzo-monzonítica. As análises normativas revelam uma variação composicional restrita para o Granodiorito Centu Cué, podendo ser classificada como rochas ácidas, de acordo com teores de sílica entre 60,3 e 61,8 %, correspondendo a granitoide do tipo I, formado a partir de um magmatismo cálcio alcalino, assinatura magnesiana de natureza metaluminosa de Arco Vulcânico. As injeções são ácidas com teores entre 67.7 e 69,7 %, magmatismo cálcico alcalino, assinatura magnesiana, diferindo no ambiente de formação, que por sua vez, pós-colisionais. O magmatismo Centu Cué e as injeções graníticas fazem parte da evolução magmática da Faixa Paraguai, e retratam dois estágios distintos na evolução crustal da orogênese Brasiliana, o primeiro apresenta características geológicas, petrograficas e litoquímicas de magma sin orogênico, enquanto as injeções graníticas, mais evoluídas, caracterizam o estágio pós orogênico, de uma arco magmático.

 


Palavras-chave


Granodiorito Centu Cué, Faixa Paraguari, Petrografia e Litoquímicas.

Referências