Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA DE CUIABÁ
Flávio ramos de mattos, José Tarcísio Grunennvaldt

Última alteração: 07-10-18

Resumo


A dinamicidade do contexto sócio-econômico-cultural, deveras complexo da sociedade contemporânea faz-se como motus instigador dos percursos da formação profissional. Tal orientação estrutura-conjuntural deve ser orientadora de peculiaridades conceituais, das estratégias e táticas que orientam as preocupações para a formação de professores e profissionais de Educação Física Tendo em vista o panorama de fluidez, parte-se do pressuposto de que a formação continuada pode viabilizar aos sujeitos práticas pedagógicas pautadas em criticidade e reflexividade do referencial teórico das ações que se implementam. Ao estudar a formação continuada de professores de Educação Física dos Institutos Federais de Mato Grosso no trabalho de conclusão de curso (TCC) fomos instigados  para o espectro da formação/atuação profissional da Educação Física e suas variâncias. Com efeito, levantamos em bases de dados estudos sobre a área do bacharelado neste aspecto, contudo, tendo uma grande escassez de olhares mais apurados para o assunto, notamos então a possibilidade da relevância do estudo. Assim, identificar como tem se dado a formação continuada dos professores de Educação Física das academias de Cuiabá se apresentou como uma possibilidade que, talvez, nos permita à compreensão dos conceitos e ações assumidas pelos sujeitos acerca da formação continuada e o entrelace desta com suas práticas pedagógicas – partindo da premissa que muitos olhares se voltam para os sujeitos que atuam no âmbito escolar, de forma que os professores bacharéis ficam esquecidos. O presente estudo terá como objetivo investigar como tem se dado a formação continuada dos professores de Educação Física das academias de Cuiabá. Desse modo, o estudo adotará uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-exploratório, tendo como universo de pesquisa as academias da região central de Cuiabá. Como instrumento de coleta de dados será utilizado um questionário aberto com anamnese do percurso formativo e questões específicas atreladas aos objetivos do estudo (perfil, conceitos, políticas de incentivo, compreensão dos sujeitos quanto aos aspectos de sua formação anterior e atual, assim como concebem a formação continuada).


Palavras-chave


FORMAÇÃO DE PROFESSORES; FORMAÇÃO CONTINUADA; EDUCAÇÃO FÍSICA