Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDOS EXPRESSOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EJA EM CUIABÁ-MT.
ZÉLIA ALVES SANTOS, MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO

Última alteração: 07-10-18

Resumo


Este trabalho encontra-se no seu primeiro ano de desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT) na Linha de Pesquisa de Educação em Ciências, e se insere no âmbito das pesquisas que buscam compreender e relatar a experiência dos professores pedagogos ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos (EJA), de forma a explicitar possíveis práticas pedagógicas exitosas, e possíveis necessidades formativas no contexto científico. Trata-se de investigar a experiência vivida pelos professores pedagogos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Cesário Neto em Cuiabá-MT. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: Como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos ao relatarem o ensino que realizam na Educação Básica? Para elucidar a questão norteadora, pretende-se recorrer a conjecturas teóricas que aspiram elevar o fenômeno dos saberes docentes, bem como os processos de formação que realizam em meio à sua prática docente. A metodologia será fundamentada pela abordagem qualitativa partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como instrumentos de registros de informações, serão utilizados questionário para a caracterização dos sujeitos, entrevista semiestruturada e um grupo focal. Como método de análise de dados recorre-se a análise textual discursiva como procedimento da análise. Pretende-se, portanto, com os resultados que serão obtidos com a presente pesquisa, orientar e contribuir com os debates envolvendo saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais dos professores nos anos iniciais da EJA, e colaborar em termos mais amplos, para a construção de conhecimentos de ordem teóricos, metodológicos e epistemológicos para a área Educação em Ciências e Pedagogia no Estado de Mato Grosso e no país.

 


Palavras-chave


Saberes docentes; Educação em Ciências; Educação de Jovens e Adultos.