Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
NOVAS TECNOLOGIAS E ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO.
Eros João Damasceno Bazan, Max de Oliveira Roos

Última alteração: 18-10-18

Resumo


 

Filmes de ficção cientifica e tecnologias voltadas a facilitar a vida do ser humano são temáticas e objetos de interesse geral de alunos no ensino médio. Ao mesmo tempo esses alunos têm dificuldades na compreensão de conteúdos relacionados a Ciências Físicas e Exatas. O objetivo deste trabalho é apresentar técnicas de Aprendizagem Ativa no ensino de novas tecnologias e de física para o ensino médio. A Aprendizagem Ativa tem objetivo de levar o indivíduo a descobrir ou compreender conceitos por si próprio. A investigação, a observação, a pesquisa, o estudo, a reflexão, a troca de ideias, a discussão e críticas são os elementos invocados na aplicação de técnicas de Aprendizagem Ativa. O professor atua como um facilitador ou mediador do processo de ensino-aprendizagem.Utilizamos várias técnicas conhecidas de Aprendizagem Ativa, tais como como Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Casos, Aprendizagem Orientada por Projetos, Resolução de Exercícios em Grupos, Resolução de Exercícios em Grupos e Debates Orientados.  A forma escolhida para o processo de ensino-aprendizagem foi uma oficina de robótica educacional utilizando de ferramentas do universo maker ("faça você mesmo"). Utilizamos tecnologias como impressora 3D e microcontroladores para construção de projetos que exijam conhecimentos de matemática, de mecânica clássica, ondas, termodinâmica e eletromagnetismo. O trabalho e estudo está sendo realizado junto a alguns alunos das turmas A, B, C e D da 2ª série do ensino médio na Escola Estadual 29 de Novembro, em Tangará da Serra, MT. A aprendizagem dos alunos submetidos à oficina quando comparados aos demais, sujeitos somente ao ensino convencional, mostram melhores resultados nas atividades escolares e avaliações (aplicadas bimestralmente).

 


Palavras-chave


Ensino de Física, Aprendizagem Ativa, Robótica Educacional

Referências


* W. A. Oliveira. PRÁTICAS INSTRUCIONAIS DE APRENDIZAGEM ATIVA EM FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Instituto de Física - Universidade Federal de Mato Grosso.  Orientador: M. O. Roos
* J. Ferreira Filho. DEBATES ORIENTADOS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM ATIVA EM FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2014. Dissertação  (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Instituto de Física - Universidade Federal de Mato Grosso.  Orientador: M. O. Roos.
* GUDWIN, R. R. Aprendizagem Ativa. Home Ricardo Gudwin's Home Page, Disponível em: < http://faculty.dca.fee.unicamp.br/gudwin/activelearning>. Acesso em: 05 de out de  2018.
* CASTILHO, M. “Robótica na educação: Com que objetivos?” Monografia de Especialização em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, 2002.
* PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.
* Manifesto do Movimento Maker. Escola Design Thinking, 20 de jun. de 2018. Disponível em: <https://escoladesignthinking.echos.cc/blog/2015/11/manifesto-movimento-maker/>.  Acesso em 02 de fev de 2018.