Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE COLONIZAÇÃO DO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO OCORRIDAS NO PERÍODO DE 1978 A 1990
eu maria arlinda da Silva

Última alteração: 22-11-18

Resumo


 

Doutoranda Maria Arlinda da Silva

Orientador: Prof. Dr. João Carlos Barrozo

Resumo

A década de 70 do século XX foi marcada pelos grandes projetos de colonização na Amazônia, executados pelo Governo Federal e por empresas de colonização privadas, com o intuito de ocupar os chamados “espaços vazios” e para desmobilizar os movimentos pela Reforma Agrária no Sul e Nordeste. O governo utilizou diferentes estratégias para atrair os agricultores de diferentes regiões do Brasil para a Amazônia. Neste contexto foram desenvolvidos os projetos de colonização pelo INCRA e pelas Empresas de colonização no Norte de Mato Grosso, onde foram assentados milhares de agricultores originários sobretudo do sul do Brasil. Em algumas áreas de colonização os migrantes descobriram ouro de aluvião, atraindo agricultores e garimpeiros para aquelas áreas, destacando-se os municípios de Alta Floresta, Terra Nova e Peixoto de Azevedo. Esta pesquisa se propõe a compreender a interferência do garimpo nos processos de colonização dos municípios de Alta Floresta e Peixoto de Azevedo no Estado de Mato Grosso. Para realizar a pesquisa serão utilizadas fontes bibliográficas, fontes orais, acervos de jornais e documentos do Arquivo Público de Mato Grosso (APMT), fotos e vídeo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); e da Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT); dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE); acervos públicos e privados do município de Peixoto de Azevedo, Terra Nova e de Alta Floresta; Relatórios da Comissão Pastoral da Terra (CPT) relativos à violência no campo. Com base na pesquisa de campo e nas fontes, analisaremos o espaço de ocupação territorial destinado à colonização, como espaço de lutas, conflitos e disputas pelo uso e posse da terra, ocupado por diferentes agentes sociais, com interesses antagônicos os quais utilizaram diferentes estratégias para garantir o acesso e a permanência na terra.

 

Palavras-Chaves: Colonização; garimpo; Peixoto de Azevedo; Alta Floresta.

 

 

 

 


Palavras-chave


Colonização; garimpo; Peixoto de Azevedo

Referências


CASTRO, Sueli Pereira. et al. A colonização oficial em Mato Grosso: A nata e a borra da sociedade. Cuiabá: EdUFMT, 1994.

CHARTIER, Roger. A Beira da Falésia: História entre incertezas e inquietude. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002. Trad. Patrícia Ramos.

 

GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. A lenda do ouro verde: política de colonização no Brasil contemporâneo – Cuiabá: UNICEN, 2002.

IANNI, Octavio. Colonização e contra-reforma agrária na Amazônia. Petrópolis: ed.Vozes Ltda, 1979.

JOANONI NETO, Vitale. Fronteiras da Crença: Ocupação do Norte de Mato Grosso após 1970. Cuiabá: Carlini E Caniato Editorial; EdUFMT – Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2007.

 

MIRANDA, Jocy Gonçalo de. et al. Atividades Garimpeiras no Brasil: Aspectos técnicos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: CETEM/CNPq, 1997.

 

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (Dept° de Geografia – USP). Paraíso e inferno na Amazônia legal. Artigo publicado na Revista de Migrante Travessia, n° 03, jan-abr/89.

PRETI, Oreste. Terra, ouro e sangue em Guarantã do Norte: 20 anos de luta pela terra. Cadernos do Neru/ Núcleos de Estudos Rurais e Urbanos – ICHS – UFMT. n. 01. Cuiabá: EdUFMT, 1993.

 

RIBEIRO, José Donizete. Terra e garimpos: um estudo da violência na consolidação do espaço da colonização. Alta Floresta-MT (1978-1983). 2001. Dissertação de Mestrado em História. Universidade Federal de Mato Grosso.

 

SANTOS, José Vicente Tavares dos. Matuchos: exclusão e luta. Do Sul para a Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1993.

 

SANTOS, Milton. O retorno do território. En: OSAL : Observatório Social de América Latina. Ano 6 no. 16 (jun.  2005). Buenos Aires : CLACSO, 2005. ISSN 1515-3282

 

SCHWANTES, Norberto. Uma Cruz em Terranova. São Paulo: Scritta Oficina, 1989

 

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: Da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.

SOUZA, Edison Antônio de. Sinop: História, Imagens e Relatos. Um estudo sobre a sua colonização. Cuiabá: EdUFMT, 2004.