Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
MATÉRIA ORGÂNICA DOBRA A CAPACIDADE DE TROCA DE CÁTIONS EM SOLOS DE ÁREAS DEGRADADAS
João marcos pereira, Fabrício Tomaz Ramos, João Carlos Souza Maia

Última alteração: 24-10-18

Resumo


Solos muito intemperizados ou de origem de rochas quartzosas possuem pouca reatividade, ou seja, baixa capacidade de retenção de cátions. O objetivo do trabalho foi avaliar a contribuição da matéria orgânica (MO) em aumentar a capacidade de troca de cátions (CTC) em três áreas submetidas a diferentes técnicas de restauração e uma testemunha, sendo: semeadura a lanço de sementes de espécies nativas (TSL); pousio com plantio de mudas nativas(TPM); semeadura entre linhas de espécies nativas com plantio de mudas (TLM), e como testemunha Cerrado Nativo. Em cada das áreas foram coletadas amostras deformadas de solo na camada superficial (horizonte A), sento: TSL (0 – 18,5 cm); TPM (0 -19 cm); TLM (0 – 19 cm); e a testemunha (0 – 36 cm) , separadas em duas partes, uma com a queima da MO á 600º C por seis horas em mufla e a outra sem queima. Determinou-se o teor de MO por oxidação via úmida com dicromato em meio sulfúrico e a CTC pela soma de bases mais hidrogênio e alumínio, por meio da análise química do solo. A queima da MO resultou na redução em mais de 50% da CTC em todas as áreas. A CTC da testemunha reduziu 65,7 % (6,2 cmolc dm-3 para 2,1 cmolc dm-3); a TSL a CTC reduziu 62,8% após a queima (7,41 cmolc dm-3 para 2,75 cmolc dm-3); TPM a redução foi de 57,4% (8,2 cmolc dm-3 para 3,5 cmolc dm-3) e a TLM a queima resultou em uma redução de 54,3% (6,7 cmolc dm-3 para 3,1 cmolc dm-3). A queima fez com que os valores da CTC, que se encontrava em níveis adequados, passassem para níveis baixos. Os resultados indicam que uma boa parte da CTC é proveniente da MO, isso faz com que ele seja um excelente indicador para a qualidade química do solo, principalmente os arenosos ou com argila de baixa reatividade. Conservar e aumentar o teor de MO no sistema é importante para se manter a qualidade do solo.


Palavras-chave


qualidade do solo; conservação do solo; solos intemperizados

Referências


EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Manual de métodos de análise de solo / Centro Nacional de Pesquisa de Solos. – 2. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro, 1997. 212p.: il. (EMBRAPA-CNPS. Documentos 1)

RAMOS, F.T.; DORES, E.F.G.C.; WEBER, O.L.S.; BEBER, D.C.; CAMPELO J.H.J.; MAIA, J.C.S. Soil organicmatter doubles the catio exchange capacity of tropical soil under no-till farming in Brazil. Society of Chemical Industry, Janeiro 2018.

SOUSA, D. M. G.; LOBATO, E. Cerrado: Correção do solo e adubação. 2. ed. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica. 416p., 2004.