Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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Sequência Didática Utilizando as Eras Geológicas para o Ensino de Evolução
Ildicely Oliveira Alves

Última alteração: 09-10-18

Resumo


Este projeto é fruto de reflexões realizadas por professores matriculados no curso de Mestrado Profissional em Biologia, baseados em suas experiências diárias de sala de aula ao verificar a necessidade de se rever estratégias para o Ensino da Origem e Evolução da Vida. O presente trabalho trata da elaboração de uma Sequência Didática utilizando as Eras Geológicas para melhor compreensão do conteúdo, por constatar em práticas a falta de aulas mais dinâmicas, atrativas e significativas, que estimulem a participação e o melhoramento da aprendizagem dos alunos no que se refere à teoria evolutiva. Ao longo dessa sequência didática, serão considerados conceitos que facilitem o aprendizado da teoria evolutiva ao longo do tempo geológico, permitindo ao estudante visualizar toda a história da Terra de maneira lúdica, interagindo com esta história, buscando investigar se a abordagem histórica através dos períodos geológicos, facilitam a aprendizagem da teoria da Evolução Biológica. A partir das necessidades citadas anteriormente delineou-se como princípio fundamental norteador dessa intervenção didática, a Teoria da Aprendizagem Significativa, sistematizando o trabalho a partir do conhecimento prévio dos alunos, onde a nova informação se ancora em conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Nesse sentido, foi aplicado um questionário com 06 questões abertas e 06 questões objetivas, na Turma do 3ºano A do Ensino Médio. Esse primeiro questionário servirá também como base na comparação dos resultados após a aplicação da Sequência Didática e, assim, considerar que essa estratégia pedagógica auxilia na aprendizagem dos alunos. Os resultados da aplicação do primeiro questionário, apontam que os alunos têm consciência do processo de Evolução. Mesmo que superficialmente ou mecanicamente, conseguem citar processos Biológicos e Geológicos que interferiram na formação e desenvolvimento da Terra. Apesar de utilizarem o termo, “antigamente”, as respostas dadas, indicam que suas referências são somente do tempo atual ou mais recente, demonstrando não compreender que as transformações evolutivas e geológicas são resultados de bilhões de anos além de sugerir a existência dos Dinossauros e seres humanos no mesmo período. Outro aspecto observado é que apenas dois os alunos responderam, mesmo que discretamente, a existência de um ancestral comum. Entre os 10 alunos, 8 responderam corretamente às questões referente aos conceitos de Mutação e Hereditariedade. O êxito também ocorreu nas questões em relação aos conceitos de Adaptação e Seleção Natural. Foi detectado também certa confusão na tentativa de se responder às questões relacionada à Deriva Continental, Pangeia e Variabilidade Genética associando-os ao criacionismo. Baseado no resultado do levantamento do conhecimento prévio dos alunos, a Sequência Didática deverá contemplar metodologias diferenciadas com aula campo, vídeos, rodas de conversa, entre outras práticas sempre de forma investigativa valorizando a cultura de cada um. Para concluir o trabalho os alunos irão construir uma linha do tempo contemplando todo o conhecimento construído.


Palavras-chave


Sequência didática, Evolução, Eras Geológicas