Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Sumarização e Síntese: o uso de estratégias para o aprimoramento de habilidades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Superior
Simony Cândida dos Santos

Última alteração: 20-10-18

Resumo


A leitura e a escrita são elementos essenciais para o desenvolvimento cultural e intelectual do indivíduo em constante formação. O aprimoramento dessas competências influencia significativamente na capacidade do ser humano de pensar, fazer análises, críticas e de se posicionar com autonomia e autenticidade nos diversos contextos sociais dos quais é partícipe. A partir dessa reflexão e guiados pelos resultados das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Programme for International Student Assessment (PISA) – Programa Internacional de Avaliação de Estudante – com ingressantes do Ensino Superior, o presente estudo tem o objetivo de analisar a atual situação em que se encontram as habilidades de compreensão leitora e de produção textual de estudantes universitários. Além disso, também se propõe a apresentar o uso das estratégias de leitura de Sumarização e Síntese como procedimentos para a evolução do desempenho e da autonomia desses alunos diante das ações de ler e escrever na sua formação acadêmica. Trata-se de uma pesquisa em fase inicial, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis, inscrito na linha de pesquisa Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea, cujas discussões se articulam ao grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE). Subsidiada pela investigação qualitativa e pelas diretrizes éticas que a ancoram, utiliza-se da perspectiva da metodologia de pesquisa-ação para o atingimento dos objetivos contemplados. A coleta de dados proposta parte da participação de alunos universitários na atividade de oficinas de leitura e produção textual, realizada a partir de um curso de extensão com uma carga horária total de 30 horas. Durante as aulas serão abordados os conceitos de estratégias de leitura e nos exercícios de aprendizagem serão aplicados, especificamente, os entendimentos e o emprego de Síntese e Sumarização nas perspectivas de estudiosos do tema como Harvey e Goudvis (2007) e Girotto e Souza (2010). Ao decorrer da investigação, cada indivíduo terá a possibilidade de olhar para o objeto explorado de maneira peculiar, trazendo para a pesquisa a sua própria perspectiva a respeito do que lhe é apresentado e suas produções serão objetos imprescindíveis de análise. O interesse neste estudo parte ainda da recuperação das informações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), do ano de 2014, em que se constatou nos relatórios de língua portuguesa precariedade em torno do conhecimento dos alunos de nível superior na maioria das questões concernentes à produção textual elencadas na prova. Tal resultado contribuiu para a necessidade de estudo do caso e de elementos que possam incentivar a melhora desse desempenho nas produções acadêmicas dos alunos do Ensino Superior, uma vez que as práticas da leitura e da escrita envolvem características extensivas e têm por finalidade não somente proporcionar ao aluno a capacidade de entender ou escrever sobre um determinado assunto, mas também de auxiliá-lo na compreensão de contextos que circundam a sua realidade.

Palavras-chave: Estratégias de Leitura. Escrita. Sumarização. Síntese. Língua portuguesa.


Palavras-chave


Estratégias de Leitura; Escrita; Sumarização; Síntese; Língua portuguesa.

Referências


GIROTTO, Cyntia Graziella G. S; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreenderem o que lêem. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (orgs.) Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010, p. 45-114.

HARVEY, Stephanie & GOUDVIS, Anne. Strategies that work. Teaching comprehension for undderstanding and engagement. USA: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2007. 340 p.