Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
A PERMANÊNCIA DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
Keyla Aparecida Fortes de Oliveira

Última alteração: 17-10-18

Resumo


O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado a ser realizada com a finalidade de buscar respostas para a inserção e permanência do sujeito surdo no curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O curso de Letras-Libras ainda recém-criado foi a realização de um sonho para muitos surdos. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas na inserção desses Sujeitos em outros cursos de educação superior, o Letras –Libras veio para atender a demanda de surdos do Estado de Mato Grosso, mas o índice de evasão e não inserção nas primeiras turmas foi percebido, por esse motivo, faz se necessário saber como o aluno surdo que permaneceu percebeu sua inserção e a importância de sua permanência no curso de Letras-Libras e no contexto universitário. Os objetivos da pesquisa são o de compreender o processo de inserção e percurso do aluno Surdo na educação superior; conhecer as estratégias utilizadas para a permanência e compreender as experiências que favorecem esse sujeito para a não evasão. Para a realização da pesquisa será utilizada a abordagem qualitativa de natureza descritiva com o uso de questionário com perguntas semiabertas e os participantes serão alunos surdos do curso de Letras-Libras concluintes e os que estarão concluindo o curso no decorrer da pesquisa. A entrevista será realizada individualmente de forma filmada para que posteriormente seja transcrita para Língua Portuguesa.  Após as entrevistas serem traduzidas e transcritas, será dado o processo de análise de dados afim de obter informações que serão alvo do nosso projeto de pesquisa.


Palavras-chave


Palavras-chave: Sujeito Surdo. Educação superior. Permanência.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/205-noticias/1349433645/7170-sp-710452246. Acesso em: 13/08/18.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Artmed, 2000.

QUADROS, R. M.; PERLIN, G. Estudos Surdo II: séries pesquisas. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007. Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/estudos2.pdf Acesso em: 27 de jul. 2018.