Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Ensino de História, Consciência histórica e identidade: um estudo com professores de História que atuam na EJA/PR
Wilian Junior Bonete

Última alteração: 22-11-18

Resumo


Esta apresentação tem por objetivo evidenciar alguns resultados de nossa investigação de doutorado  junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGHIS/UFMT). A pesquisa, ainda em andamento, analisa o processo de construção da identidade docente e consciência histórica de um grupo de professores de História que atua na EJA, no Estado do Paraná. Buscamos perceber quais são os desafios do ensinar História para alunos jovens e adultos, bem como as suas concepções sobre História, o conhecimento, a educação, a EJA, como pressupostos de formação de suas identidades docentes. Para a efetivação da pesquisa, convidamos (até o momento deste texto) 5 professores que atuam na EJA em diferentes cidades do Paraná. Realizamos um conjunto de entrevistas no intuito de perceber, pelas narrativas docentes, as suas trajetórias acadêmicas e experiências docentes. Privilegiamos a abordagem metodológica pautada nos pressupostos da Didática da História, tal como vem se desenvolvendo no Brasil.


Palavras-chave


Ensino de História; Consciência Histórica; Identidade; Saberes; Cultura Histórica

Referências


ABREU, Cláudia Mendes de. Os saberes históricos escolares e o currículo de História como uma possibilidade emancipatória na Educação de Jovens e Adultos. (Dissertação de Mestrado em Educação). UFPB, João Pessoa, 2011.

 

ALVES, Ronaldo Cardoso. Aprender História com Sentido para a Vida: consciência histórica  em estudantes brasileiros e portugueses. (Tese de doutorado em Educação) USP,  São Paulo 2011.

 

ASSIS, Arthur. A teoria da história de Jorn Rusen: uma introdução. Goiânia: Editora UFG, 2010.

 

BARCA, Isabel.  Marcos de consciência histórica de jovens portugueses.  Currículo sem  fronteiras, v. 7, n. 1, p. 115-126, jan./jun., 2007.

 

______. O pensamento histórico dos jovens. Braga: Editora Universidade do  Minho, 2000.

 

BERGMANN, Klaus. A História  na Reflexão Didática. Revista Brasileira de História.  São Paulo, v. 9, n. 19, p. 29-42, set/fev1990.

 

BITTENCOURT, Circe. (org.). O saber histórico na sala de aula. 7º Ed. São Paulo: Contexto, 2002.

 

BONETE, Wilian Junior. Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos. 2013. Dissertação. (Mestrado em História Social) – UEL, Londrina. 2013.

 

BONETE, Wilian Junior; FREITAS, Rafael Reinaldo. Cultura histórica, consciência histórica e identidade: contribuições conceituais para a investigação sobre a formação histórica docente. Revista Labirinto, Porto Velho, RO, v.22, p.156-176, 2015.

 

CARDOSO, Oldimar Pontes. A Didática da História e o Slogan da formação de cidadãos. (Tese de doutorado em Educação), USP, São Paulo, 2007.

 

______. Para uma definição de didática da história.  Revista Brasileira  de História. São Paulo, v. 28, n. 55, p. 153-170, jun.2008.

 

 

CERRI, Luis Fernando. Cartografias Temporais: metodologias da pesquisa em consciência histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 59-81, jan./abr 2011a.

 

______. Ensino de História e Consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011b.

 

______; MOLLAR, Jonathan. Jovens diante da história: o nacional e o  internacional na América Latina. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.2, p. 161-171. 2010ç

 

CLANDINI, Jean; CONELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

 

CONCEIÇÃO, Juliana Pirola da. Ensino de história e  consciência histórica latino-americana  no colégio de aplicação da UFSC. (Dissertação de Mestrado em Educação) -  UFSC, Florianópolis, 2010.

 

COSTA, José Raimundo Lisboa da. Ensino de História na Educação de Adultos: entre o  ensinado  e o vivido —  as dimensões da consciência histórica. (Tese de Doutorado em  Educação), UFMG, Belo Horizonte,  2005.

 

FERREIRA, Marieta M. & AMADO, Janaína. (Orgs.) Usos & Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.

 

 

HELLER, Agnes. Uma teoria da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

 

______. Sociologia da Vida Cotidiana. Barcelona: Ediciones Península, 1977.

.

 

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Editora Mauad X, 2007.

 

MURINELLI, Glaucia  Ruivo.  Narrativas de futuros professores de história  sobre os afrobrasileiros no contexto do pós-abolição: um estudo em meio a lei federal 10.639/03. (Mestrado em História) UEL, Londrina, 2012.

 

PAIS, José Machado. A consciência histórica e identidade: os jovens portugueses num  contexto europeu. Oeiras: Celta: 1999.

 

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

 

PRADO, Sandra; RODRIGUES, Fernanda dos Santos. Formações identitárias e saberes docentes: alguns apontamentos para pensar a formação docente do ensino superior. Cadernos da FUCAMP, v. 10, n. 12, p. 18-26/2010.

 

RÜSEN, Jörn.  Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas.  Curitiba: W.A. Editores, 2012.

 

______. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.

 

______. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.1, n.2, p.07-17, jul/dez 2006.

 

______. História Viva: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora da UNB, 2007.

 

JUNIOR. Astrogildo Fernandes da Silva. Identidades e consciência histórica de jovens estudantes e professores de história: um estudo em escolas do meio rural e urbano. (Tese de doutorado em Educação), Uberlândia, UFU, 2012.

 

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes,

 

 

ZAMBONI, Ernesta. Encontros nacionais de pesquisadores de história: perspectivas. In: ARIAS NETO, José Miguel (org.). Dez anos de pesquisas em ensino de história. Londrina: AtritoArt, 2005. p. 37-49.

 

______. Panorama das pesquisas no Ensino de História. Saeculum –Revista de História, nº 6/7, Jan/Dez, 2001.