Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Narrativas históricas visuais, internet e diversidade étnico-racial: uma análise dos livros didáticos de História do Ensino Médio (PNLD 2015 e 2018)
Maria Godinho Gomes

Última alteração: 22-11-18

Resumo


O presente trabalho de pesquisa são frutos da análise dos sites, como narrativa visual, inseridos no livro didático de História, visto a importância de se trabalhar com a internet, por ser uma das ferramentas atualmente necessária que auxilia no processo do ensino aprendizagem, do conhecimento tanto para o professor quanto para o aluno. O trabalho parte da análise dos sites que estão inseridos dentro da temática História e Cultura Afro-Brasileira no livro de História avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático-PNLD para o Ensino Médio e escolhido para se trabalhar o triênio de 2015-2017 e do triênio atual de 2018-2020.


Palavras-chave


Ensino, História, Livro Ditático

Referências


BITENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, São Paulo. v. 30, n. 3, p. 475-491, set./dez. 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Guia de. Livros didáticos PNLD: Ensino Médio - História. Brasília, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Guia de. Livros didáticos PNLD: Ensino Médio - História. Brasília, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96, de 20 de Dezembro de 1996). Brasília, MEC, 1996.

Portal Brasil. Livro Digital Chega às escolas publicas em 2015. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/educacao/2013/01/livro-digital-chega-as-escolas-publicas-em-2015.

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-historico.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set/dez. 2004. Disponível em <: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf.>

DELGADO, Andréa Ferreira. MAYNARD, Dilton. O elefante na sala de aula: usos de sites nos livros didáticos de História do PNLD 2012. Revista Perspectiva, Florianópolis, ano v. 32, n. 2, p. 581-613, maio/ago. 2015. Disponível em < http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p581>

FRONZA, Marcelo. As Narrativas Históricas visuais e as Possibilidades a partir do conceito de significância Histórica. Revista de Teoria da História. UFG, Goiânia, ano 6, n. 12, p. 179-201, dez. 2014. Disponível em < http://www.revistas.ufg.br/index.php/teoria/article/view/33424>.

FRONZA, Marcelo. As Narrativas Históricas visuais como possibilidades investigativas da educação histórica. Revista Labirinto, Porto Velho, ano XVI, vol.24, n.1, p 154-174, (Jan-Jun), 2016. Disponível em < http://www.periodicos.unir.br/index. php/LABIRINTO/article/viewFile/1812/1614>

GINZBURG, Carlo. História na era Google. In: Fronteiras do Pensamento 2010. Porto Alegre: 29 nov. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CqxP9taRUvA>. Acesso em: 20 de Setembro. 2015.

GOMES, Eloisa Maria Godinho. Narrativas visuais: o diálogo entre os sites e o livro didático de história com temática sobre a história e cultura Afro-brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em História – Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2015.

MUNAKATA, Kazumi. Dois manuais de história para professores: história de sua produção. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, p. 513-529, set./dez. 2004

MENDES, Luís César Castrillon; VALÉRIO, Mairon Escorsi; RIBEIRO, Renilson Rosa. História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais. Fronteiras: Revista de História, Dourados,  v. 18 , n. 31, p. 143 – 168, Jan./ Jun. 2016. Disponível em: < http://ojs.ws.ufgd.edu.br/index.php?journal=FRONTEIRAS&page=article&op=view&path%5B%5D=5461&path%5B%5D=2806

OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros. Revista de História. São Paulo, n. 161, p. 213-244, 2009. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124/21187>.

OLIVEIRA, Nucia Alexandra Silva. História e internet: conexões possíveis. Florianópolis: Udesc, 2014.

RIBEIRO, Renilson Rosa. Livros didáticos de história: trajetórias em movimentos, in JESUS, Nauk Maria de; CEREZER, Osvaldo Mariotto e RIBEIRO, Renilson Rosa (orgs.). Ensino de História: trajetórias em movimento. Cáceres: Ed UNEMAT, 2007, p. 41-53.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S: A Educação Histórica na Era Google. XIV Seminário de História – FAFIPA: História e historiografia na era dos extremos. Paranavaí, out 2011.