Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO AO RISCO DE INUNDAÇÃO EM RONDONÓPOLIS – MT
Wellington Rodrigues Araujo

Última alteração: 31-10-18

Resumo


Neste estudo busca se compreender um dos aspectos da relação sociedade/natureza: como as pessoas percebem o fenômeno das inundações. Assim, o objetivo central foi analisar se o perfil socioeconômico da população influencia suas percepções sobre o risco de inundação. Para tanto, selecionou-se moradores que residem o mais próximo possível do ribeirão Arareau em parte da área central e dos bairros Jardim Paulista e Jardim Brasília. Essas áreas foram escolhidas baseado em estudos anteriores que relatam esse acontecimento. Além disso, foram aplicados, para coleta de dados, um formulário com perguntas fechadas relacionadas ao perfil socioeconômico do morador e sobre o fenômeno da inundação. Os principais dados alcançados apontam que a maioria da população dessas áreas convivem com apenas dois salários mínimos e obtém o  grau de escolaridade baixo, com ensino fundamental incompleto, e que moram em sua maioria a mais de 20 anos nesses locais, e, porem mesmo assim, eles entendem e percebem o risco de inundação Dessa forma ouvir e procurar saber suas percepções a partir de suas experiencias de vida sobre o que acontece na cidade, sobretudo nos bairros, é fundamental para uma melhor gestão pública e contribui para a melhoria da condição de vida.


Palavras-chave


Percepção e Risco, Inundação, Rondonópolis-MT

Referências


ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Medidas de Nível Socioeconômico em pesquisas sociais: Uma Aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, Campinas, v. 15, n. 1, p. 1-30, jun. 2018.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D. R. (Orgs.) Pesquisa Social: Teoria, Método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.