Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS ESTUDANTES NA PASSAGEM DO CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA PARA O ENSINO MÉDIO REGULAR
Alair Maria David Primon

Última alteração: 17-10-18

Resumo


O presente projeto: “Gestão Escolar: Uma análise do desenvolvimento humano dos estudantes na passagem do ciclo de formação humana para o ensino médio regular” integra a linha de pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação– PPGE. Tendo como objetivo principal compreender os resultados finais dos alunos no Ensino Médio oriundos do Ciclo de Formação Humana da Escola Estadual “Deputado João Evaristo Curvo do município” de Jauru/MT, verificando a efetividade dos ciclos em consonância com sua proposta de ser inclusivo e democrático. Recorre-se a pesquisa de abordagem qualitativa, para isso, propõe-se utilizar os seguintes instrumentos para coleta de dados: questionários, entrevistas, notas de campo. Com isso, pretende-se responder ao seguinte problema de pesquisa: O que acontece nessa passagem dos alunos do Ciclo de Formação Humana para o Ensino Médio regular? Por que existe um alto índice de reprovação e evasão entre os alunos que são oriundos do Ciclo de Formação Humana e ingressam no ensino médio na modalidade seriada? Exploraremos a contribuição teórica de autores renomados acerca da temática de ensino organizado em Ciclos de Formação Humana, como Arroyo, Mainardes, Freitas, dentre outros. E também autores que fazem críticas a essa organização da escolaridade em ciclos, como Demo e Grossi. A conclusão da pesquisa e escrita da tese será em dezembro de 2019.

PALAVRAS CHAVE: Aprendizagem, Ciclo de Formação Humana, Currículo.