Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DOS GUATÓ DE MATO GROSSO, ATENÇÃO DIFERÊNCIADA, E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
alves arruda arruda

Última alteração: 22-10-18

Resumo


RESUMO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma descrição etnográfica, das narrativas do povo Guató do Município de Barão de Melgaço Mato grosso Terra Indígena Baia dos Guató, Aldeia Aterradinho do Bananal, sobre o itinerário Terapêutico, dos indígenas Guató e as políticas públicas de saúde e bem como registrar as ressignificações vivenciado por eles nesse contexto de fricção inter-etinica do contexto aldeia e cidade, e os caminhos percorrido para se resolutividade e tais problemas saúde, e como se dá as práticas terapêutica indígena e pratica biomédica como vem sendo praticada sob a Ótica desses indígenas.Neste trabalho pretendo apresentar a concepção saúde doenças do ponto de vista do meu povo Guató e como é tecido essa teia de significado registrado por Geertz e de tais concepções e práticas sob à luz do referencial teórico-metodológico da antropologia, considerando inclusive a falta de estudos nessa área de conhecimento no campo da saúde indígena, contribuindo assim para a área da etnologia ameríndia.

.


Palavras-chave


Palavras chave: Itinerário Terapêutico, Indígenas Guató/MT.

Referências


REFERÊNCIABIBLIOGRÁFICA

 

DE OLIVEIRA, J.E. Os argonautas Guató: aportes para os conhecimentos dos assentamentos e de subsistência dos grupos que se estabeleceram nas áreas inundáveis do Pantanal matogrossense. Porto Alegre, Janeiro de 1995.

 

DURHAN, Eunice R (org) & FERNANDES, Florestan (Coord.).  Introdução: O Assunto, o método e o objetivo desta investigação. In: _____ & _____, MALINOWSKI. São Paulo: Editora Ática, 1986, p.24-48.

 

GEERTZ, Clifford. Uma Descrição Densa: Por uma teoria interpretativa da cultura. In: _____. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, p. 13 – 41.

 

VICTORA, Ceres Gomes; KNAUTH, Daniela Rivoa; HASSEN, Mª de Nazareth Agra. Corpo, Saúde e doença na antropologia. In: FACHEL, Jandira M, G,; LEAL, Ondina F e GOLDIM, José Roberto. Pesquisa Qualitativa em Saúde: uma introdução ao tema. 1ª Edição. Porto Alegre: Tomo Editorial Ltda, 2000.