Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
SÉRIES ONLINE E A EDIÇÃO DOS ATRAVESSAMENTOS CULTURAIS DO CONTEMPORÂNEO
Alessandro Flaviano de Souza, Andréa Ferraz Fernandez

Última alteração: 23-10-18

Resumo


No enquadramento contemporâneo encontram-se as relações e conexões entre o humano e a tecnologia, ligadas ao processo da cibercultura e dos enfrentamentos da decolonialidade. Neste contexto transita o objeto deste estudo: as séries online enquanto forma de construção simbólica e de transmissão da cultura. Dentro desta temática observa-se um público cada vez mais ávido por novos temas em simetria às estratégias dos realizadores, sempre em busca de formas atrativas para a manutenção da audiência das séries. As séries mais recentes apostam na atratividade técnica-artística da edição para manter e construir a audiência, numa ordem direta na qual quanto mais imperceptível a edição é, mais competentemente desempenha seu rol, possibilitando o desenvolvimento da narrativa. Interessado neste recorte, o presente estudo prevê a análise de séries difundidas por streamers on demand como Net Flix, Amazon Prime Video Hulu, problematizando sobre os modos de obtenção de atratividade nas séries a partir da edição audiovisual. A discussão teórica abarca a relação da edição audiovisual com os atravessamentos culturais do contemporâneo e da decolonialidade, assim como as intencionalidades nos modos de fazer da produção. O desenho metodológico optou pela pesquisa qualitativa, por painel. A análise dos dados deverá observar a relação entre os contextos relacionados ao objeto e a forma de uso da edição para a escritura dos múltiplos atravessamentos culturais do contemporâneo nas séries analisadas. Para a seleção das séries online em estudo foram estabelecidos os seguintes critérios: a) série de produção exclusiva do canal para difusão online; b) séries de múltiplas nacionalidades, principalmente latino-americana; c) que tenham narrativas únicas e/ou multi-narrativas. Assim delimitadas foram escolhidas as seguintes: Sense8 (EUA); 3% (BRA); Club de Cuervos (MEX); Black Mirror (ING). Entre os resultados previstos deve ser gerada uma contribuição que amplie as discussões sobre o papel que exerce a edição audiovisual na composição dos critérios que determinam a atratividade de séries online, dentro da chave cultura contemporânea e decolonialidade.


Palavras-chave


Séries online; Edição audiovisual; Atravessamentos; Decolonialidade; Cibercultura