Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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O A FORMAÇÃO CENTRADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SINOP/MT E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Maria albanisa oliveira carlucci

Última alteração: 20-10-18

Resumo


RESUMO: Por entender a importância da formação continuada pela escola, como relevante a prática pedagógica, diante de um processo de reflexão para transformação da realidade, é que surgiram indagações e que me levaram a esse estudo. A intencionalidade é saber se a formação pela escola proporciona um espaço de diálogo e reflexão para os professores, contribuindo na ação da prática pedagógica, na constituição de diferentes concepções em relação à atuação e na busca de novos significados a prática e formação humana. Assim era imprescindível compreender como se efetivavam esses momentos de estudos na escola e se os mesmos se constituem em espaços destinados a reflexão da prática pedagógica.  A problemática está em compreender: Como a formação pela escola é concebida e qual a contribuição na ressignificação da prática pedagógica do professor em sala de aula. Delimitamos os objetivos, sendo, geral: Investigar se a formação centrada na escola privilegia a análise e a reflexão por parte dos professores e a contribuição na ressignificação da prática pedagógica no contexto escolar; e específicos: Caracterizar a existência do projeto Sala de formação na escola e quais são as temáticas estudadas pelo grupo; analisar o projeto SFE e sua contribuição para o aprimoramento do planejamento e realização na prática de sala de aula; identificar se as temáticas estudadas na formação têm contribuído para melhorar a prática do ponto de vista dos professores; identificar as intencionalidades do PPP para a ação docente no contexto escolar e averiguar como os professores concebem educação, formação e prática. O método é dialético, sob a perspectiva freiriana, abordagem qualitativa. Referencial teórico: Freire (2015), Konder (2008), Bogdan e Biklen (1994). Para o dialogo sobre o que envolve a temática trouxe: Carvalho, Franco, Freitas, Brandão, Ibernón, entre outros. Participaram da pesquisa cinco professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Através da análise dos dados surgiram resultados que apontaram que mesmo tendo conhecimento sobre a importância da reflexão, avaliação, das práticas pedagógicas, ainda há precariedade no que diz respeito às temáticas que contribuam para a melhoria da prática pedagógica em sala de aula. As práticas se caracterizam em cumprimento dos componentes curriculares determinado pelo sistema de ensino. Fica evidente no diálogo com os professores da importância da formação centrada como espaço e mesmo com suas fissuras há uma contribuição, pois é perceptível mudança nas atitudes dos professores e na busca por uma auto-formação. Nesse sentido se faz necessário políticas capazes de vislumbrar uma formação numa perspectiva centrada e permanente. Uma atuação permeada pela interação com o outro, que possibilite uma reflexão critica e consciente da realidade, que conduza a transformação.

 

 

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Educação, Formação continuada, Prática pedagógica.

Referências