Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
O olhar científico e tecnológico no universo cinematográfico
Lohaine Barbosa Lohmann, Benedito Dielcio MOREIRA

Última alteração: 17-10-18

Resumo


O trabalho discute o universo da ciência e da tecnologia em narrativas cinematográficas e como esse gênero de cinema auxilia professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do estudo é compreender se os filmes que discutem ciência e tecnologia são utilizados em sala de aula como ferramentas pedagógicas, quais são os filmes utilizados e os motivos pelos quais os professores estimulam essa prática na escola e se essa abordagem gera impacto no aprendizado do jovem estudante. Intenta também compreender quais os entendimentos têm os alunos das temáticas abordadas nos filmes e o que e como eles compartilham em suas redes sociais o conhecimento obtido a partir dos filmes discutidos na escola.

Destacamos também mudanças no campo da comunicação, não só em termos tecnológicos, mas especialmente nas narrativas. O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação nos leva a pensar e a vivenciar novas formas de obter informações, de receber e criar conteúdo próprio, de ouvir e reconstruir histórias: somente aquilo que nos foi contado não basta, é preciso compartilhar, recontar as histórias. Para analisar a leitura cientifica de filmes, selecionaremos juntamente com os estudantes participantes da pesquisa um produto audiovisual contemporâneo com a temática de tecnologia e ciência. Após a exibição e discussão sobre o filme escolhido será proposta uma discussão em sala de aula e em um fórum online para que as críticas e comentários sejam discutidos. Objetiva conhecer também como, a partir da discussão, da bagagem e da experiência de cada aluno, a história poderia ser recontada, inclusive em diferentes plataformas midiáticas.


Palavras-chave


cinema; tecnologia; cultura científica; educomunicação.