Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um protótipo para refrigeração evaporativa de ar em casas de vegetação utilizando exaustores eólicos.
Douglas Edson Dias, Tonny José Araújo da Silva

Última alteração: 26-10-18

Resumo


Casas de vegetação são instrumentos de suma importância para o setor agrícola mundial, tanto em pesquisas quanto na produção de culturas que necessitam de proteção frente às adversidades climáticas. Na maioria das casas de vegetação o controle do microclima gerado é realizado por meio de sistemas evaporativos de ar do tipo painel-exaustor. Assim, objetiva-se por meio deste trabalho desenvolver um protótipo de um sistema de refrigeração evaporativa onde o exaustor convencional é substituído por um exaustor eólico, visando avaliar a eficiência energética do processo de refrigeração. O experimento será desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso, em Rondonópolis – MT. O protótipo será composto por uma casa de vegetação reduzida, com volume aproximado de 4 m³. A estrutura será monitorada por meio de sensores de temperatura, pressão e umidade, afim de coletar variáveis do microclima local. Pretende-se testar variações de estruturas da casa de vegetação, tipos de fechamentos, material poroso do sistema evaporativo, entre outros fatores que possam vir a aumentar as eficiências do sistema painel-exaustor eólico.

Palavras-chave


Exaustor eólico; Resfriamento evaporativo; Casa de vegetação.