Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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O Ensino de Ciências diante das atuais políticas de inclusão de Pessoas com Deficiência e Transtornos de Aprendizagem
Suelen Estulano Marçal

Última alteração: 19-10-18

Resumo


À partir das novas políticas de inclusão de Pessoas com Deficiência instituídas no Brasil, foi constatado um aumento do número de jovens com deficiência que passaram a ter acesso à rede regular de ensino. Diante desta mudança positiva e que propiciou um perfil heterogêneo de estudantes em uma mesma sala de aula, percebeu-se a necessidade de promover e difundir ferramentas didáticas inclusivas e facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem dos diversos itens curriculares para os estudantes com deficiências físicas, intelectuais ou transtornos de aprendizagem. Para isto, foi desenvolvido um Guia Didático voltado para professores de ciências da Educação Básica, composto pelos seguintes temas: A Pessoa com Deficiência ao longo da História; Os direitos das Pessoas com Deficiência segundo a Legislação Brasileira; Planejamento e Currículo Adaptado; Avaliação Inclusiva; Tecnologia Assistiva e Adaptações para o Ensino de Ciências ao aluno com: Deficiência Motora; Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Síndrome de Down; Autismo, Dislexia; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Espera-se que este Guia Didático possa apresentar aos professores diversas possibilidades de ensino adaptado para pessoas com deficiência ou transtornos de aprendizagem de forma objetiva e simplificada, além de nortear a elaboração de planos de aulas e avaliações, servindo também como fonte de pesquisa para assuntos relacionados a direitos das pessoas com deficiência.


Palavras-chave


Pessoa com Deficiência; Inclusão; Ensino de Ciências