Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
EXTRATO DE Moringa oleífera Lam. INIBIDOR DE FITOTOXICIDADE DE METAIS PESADOS NA GERMINAÇÃO DE Lactuca sativa
Abraão da Silva Pereira, Analy Castilho Polizel, Domingos Sávio Barbosa, Crislane Reis Alves

Última alteração: 26-10-18

Resumo


O desenvolvimento industrial a partir do aumento populacional, desencadeou diversas preocupações, entre elas, a utilização de substâncias carregadas de metais pesados. De característica xenobiótica, este representa grande preocupação para a vida humana uma vez que origina diversas doenças que acarreta a morte de diversos seres biológicos.

Diversas técnicas são utilizadas para conter o poder contaminante dos metais, entre as técnicas, está a utilização de materiais biológicos como agentes de contenção ou redução dos efeitos nefastos aos seres bióticos.

O presente trabalho trata da influência que o extrato de moringa oleífera e os metais pesados tem sobre o processo germinativo, trata-se ainda do potencial de inibição de toxicidade que pode ter o extrato biológico sobre os metais pesados na germinação da alface manteiga.

As sementes foram submetidas ao teste de geminação com concentrações em mg/L de metais pesados, sendo eles, Arsênio, Cádmio e Chumbo. Para o teste de fitotoxidade do extrato no processo germinativo, foram utilizadas seis concentrações do extrato com quatro repetições de cada tratamento.

Houve diferença significativa entre os metais pesados tendo a concentração 0.9 e 2.7 mg/L a que apresentou o maior efeito quanto a diminuição do peso do peso plântula no teste de toxicologia dos metais. Para o segundo teste foi constatado efeito significativo na germinação expressado pela concentração de 75mg/L para os três metais, constatou-se também um comportamento reducional nas variáveis de tamanho de plântula e radícula.

No teste de fito toxicidade do extrato foi verificado o poder inibidor do desenvolvimento de plântulas para todas as variáveis analisadas, sendo o tamanho de plântula a variável com maior interferência nas maiores concentrações do extrato de moringa oleífera.

 


Palavras-chave


Moringa; Biorremediação; Metais pesados