Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
A interpretação da cantora Elizeth Cardoso como afirmação da imagem positiva de africanidade
Helleny Nobre Nobre da Silva

Última alteração: 17-10-18

Resumo


A interpretação da cantora Elizeth Cardoso, será posta como um desenho crítico da contribuição da mesma, que será tratado como um fenômeno de aprendizagem, observando possíveis relações de humanidade frente as questões relativas à sua imagem, dando visibilidade as suas relevâncias sociais por meio de sua arte, compondo um estudo de cultura, com dimensões históricas. Esta pesquisa apontará a dimensão pedagógica, no âmbito do cinema étnico racial, observando traços estéticos diferentes da estética social estabelecida, isto se observa frente a sua virtuosidade artística, demonstrando a imagem de afirmação positiva da mulher negra e da africanidade.


Palavras-chave


Imagem; visibilidade; dimensão pedagógica; cinema negro

Referências


ASBEG, José Carlos. Documentário: A construção da igualdade.Rio de Janeiro:Palmares produções, 2006.

LUGONES, Maríalugones. Rumo a um feminismo descolonial, Florianópolis: EstudosFeministas, 2014.

MIGNOLO, Walter. Desobediência Espistêmica: A opção descolonial e o significadode identidade em política. Rio de Janeiro: Cadernos de Letra da UFF, 2008.

MUNANGA, Kabengele. O anti-racismo no Brasil. In:___. (Org.). Estratégias epolíticas de combate à discriminação racial. São Paulo: Edusp, 1996.RUFINO, Luiz. Histórias e Saberes de Jongueiros. Rio de Janeiro: Editora Multifoco,2014.