Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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Relação entre UFMT e o ensino médio público a partir do Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) na Universidade Federal de Mato Grosso campus Cuiabá
Ana Lídia Lemes de Assunção Silva, Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Jackeline Nascimento Noronha da Luz

Última alteração: 17-10-18

Resumo


Esta pesquisa se insere nas discussões das políticas de educação superior e propõe-se analisar a relação da UFMT com o ensino médio público e as perspectivas de permanência do estudante universitário, a partir do PIBIC-EM. O programa é operacionalizado por instituições de ensino e pesquisa que abrangem o PIBIC-EM, com o propósito de desenvolverem um programa de educação que contemplem os estudantes de escolas de nível médio. Nesse sentido o programa pode ser considerado como uma política de aproximação entre a Educação Superior e a Educação Básica, além de iniciar a formação de pesquisadores já no ensino médio. Por meio do PIBIC-EM, os bolsistas, podem superar o medo do mitificado ambiente universitário, e sua participação no programa é visto como uma forma de preparação para ingressar na educação superior. Tendo em mente esses aspectos e por ser um tema pertinente e ainda pouco pesquisado, investigamos a relação da permanência do estudante que está cursando a Educação Superior, especificamente na UFMT, que participou como bolsista do PIBIC-EM. Para tanto, a pesquisa será realizada com uma abordagem qualitativa, estudo de caso e entrevista semi-estruturada.


Palavras-chave


PIBIC-EM. Políticas Públicas. Ensino Médio Público. Educação Superior. Permanência.