Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
DESEMPENHO AGRONÔMICO DO CÁRTAMO SUBMETIDO À COMPACTAÇÃO DO SOLO E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM LATOSSOLO VERMELHO
Pâmela Palhano FERREIRA

Última alteração: 23-10-18

Resumo


O cártamo é uma alternativa para a produção de óleo de alta qualidade,sendo uma das opções econômicas para cultivo na entressafra. A compactação e abaixa fertilidade dos solos são fatores que podem limitar a produção das culturas.Sendo assim objetivou-se avaliar o desempenho agronômico da cultura do cártamo,gerando informações sobre a interação dos níveis de densidade do solo e as dosesde nitrogênio em Latossolo Vermelho. O experimento foi conduzido em casa devegetação, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis, o soloutilizado foi o Latossolo Vermelho distrófico, coletado na profundidade de 0-20 cm,em Cerrado nativo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados emesquema fatorial fracionado 5x5, correspondentes a cinco níveis de compactação(densidades do solo: 1,0; 1,2; 1,4; 1,6; 1,8 Mg m-3) e cinco doses de adubaçãonitrogenada (0; 50; 100; 150; e 200 mg dm-3) com quatro repetições, totalizando 52unidades experimentais. Antes da semeadura o solo foi adubado commicronutrientes na dose de 30 mg dm-3, fósforo e potássio ambos na dose de 300mg dm-3, o nitrogênio foi parcelado, sendo a primeira aplicação na semeadura e asegunda aos 30 dias após a emergência. As avaliações foram feitas aos 30, 60 e 83dias após a emergência. As variáveis analisadas foram altura de plantas, diâmetrode caule, número de folhas, massa seca da parte aérea, diâmetro e massa seca decapítulo, desenvolvimento do sistema radicular (em cada camada da unidadeexperimental), leitura SPAD (medida indireta do teor de clorofila), concentração eacúmulo de nitrogênio, densidade do solo e porosidade total. Os resultados foramsubmetidos a análise de variância e quando significativo ao emprego do estudo deregressão com significância 5 % de probabilidade. Não houve interação dascombinações de densidade do solo e doses de nitrogênio no cultivo do cártamo emLatossolo Vermelho, com efeito isolado para ambos os fatores. A compactação dosolo em subsuperfície prejudicou o crescimento da cultura de cártamo reduzindo aaltura das plantas, o número de folhas, o número de capítulos, massa seca da parteaérea, dos capítulos e das raízes, reduziu também o acúmulo de nitrogênio na parteaérea e nos capítulos, reduziu a porosidade total. A adubação nitrogenada aumentouo índice de clorofila, a concentração e acúmulo de nitrogênio na parte aérea e noscapítulos. O volume de raiz por camada e total foi reduzida tanto pela densidadequanto pela adubação nitrogenada.

Palavras-chave


Adubação eficiente, Carthamus tinctorius L., Compactação subsuperficial.

Referências


ALVARENGA, R. C.; COSTA, L. M.; MOURA FILHO, W.; REGAZZI, A. J.Crescimento de leguminosas em camadas de solo compactadas artificialmente.Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.20, n.2, p.319-326, 1996.

ANICÉSIO. E. C. A. de. Nitrogênio e potássio na adubação do cártamo cultivadoem Latossolo vermelho. 74f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola).UFMT. Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, Rondonópolis-MT, 2014.

CAMARGO, O.A.; ALLEONI, L.R.F. Compactação do solo e o desenvolvimentodas plantas. Piracicaba, SP: ESALQ, 1997. 132p.

EMBRAPA. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Manual demétodos de análises de solo. Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura e doAbastecimento, 1997. 212 p.