Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Do Gourmet à Gourmetização: a midiatização da gastronomia
Luzia da Silva Arruda, Juliana abonizio

Última alteração: 19-10-18

Resumo


O caráter científico deste trabalho é desvelar o que está no cotidiano apresentando categorias chaves para compreender o “gourmetizar” como um elemento da vida social. A ideia é explorar a gastronomia como um campo imerso em outros diversos campos (comunicação, marketing, moda), a ruptura com a própria noção de gastronomia, enquanto gramática, e o conhecimento adquirido de outros campos de produção cultural. Esta tese procura examinar as formas de midiatização da alimentação, dedicando atenção às publicidades, aos programas de televisão, aos livros, revistas e mídias sociais, como o Twitter e o Facebook.  Mas, analisar, sobretudo, como o fenômeno gourmet interconecta alimentação e outros setores do consumo utilizando da linguagem gastronômica como auxiliar na venda de produtos alimentícios e outros produtos vinculados ao estilo de vida gourmet. Assim, a apropriação do termo gourmet extrapola o consumo alimentar e passa a abarcar a cultura e o consumo de experiências dotadas de valor estético. Compreender o “gourmetizar” naquilo que o sustenta, no jogo de linguagem, nas coisas materiais geradas, no capital investido e no valor do produto simultaneamente econômico e simbólico.