Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
Grupo de Flautas da UFMT
Eda do Carmo Pereira

Última alteração: 27-09-17

Resumo


O Grupo de Flautas da Universidade Federal de Mato Grosso é um projeto de extensão, integrado ao Programa “Músicas de Todos: entre culturas e ambientes diversos”, formado majoritariamente por alunos e ex-alunos do Curso de Licenciatura em Música, contando também com a eventual participação de alunos e professores dos cursos  de Letras e História da UFMT. Teve início em 2012 como Grupo de Música Antiga desenvolvendo estudos, investigação e execução de repertório da Música Antiga ao longo dos anos de 2013 e 2014. Em 2015  estudou 12 (doze) Cantigas de Santa Maria, cuja autoria é atribuída ao rei Alfonso X, El sábio (1221-1284), rei de Castela e Leão na Espanha durante o período Medieval. Em 2016 se dedicou ao estudo do Barroco Colonial Brasileiro por meio de peças sacras de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). Neste mesmo ano estudou músicas do repertório indígena, do repertório africano, da expressão popular das cinco regiões brasileiras, além de clássicos da música popular brasileira – MPB. Em 2017 está dando continuidade aos estudos do Barroco Colonial Brasileiro explorando também a música profana (algumas modinhas) de José Maurício Nunes Garcia, da cultura de nossos povos originários e da música popular brasileira - MPB. Realiza cerca de 15 (quinze) apresentações públicas anuais; levou ao  VI Festival Flautas del Mundo em Mendoza  (2014), a comunicação “Grupo de Música Antiga do Departamento de Artes” e apresentou dois concertos no mesmo Festival na edição de 2016. Em 2017 participou do XXIII Seminario Latinoamericano de Educación Musical - 23° Asamblea Anual del FLADEM com a comunicação intitulada “O Grupo de Flautas da UFMT: uma experiência na articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão na formação de licenciandos em música”, e com a apresentação do videoclipe comentado “Grupo de Flautas da UFMT”.

Palavras chave: Flautas Doces; ensino; pesquisa; extensão.

Composição do Grupo: Adriano Bismark S. Lucas,  Edvania F. S. Olegario, Érica Andreza dos Santos Lima, Iolanda Nascimento Moraes, Leandro, Lidiane Diniz Neves Rodrigues, Reno Ramires e Eda do Carmo (coordenação, edadocarmo@gmail.com).

Programa para a Mostra: Oreru Nhamandu Tupã e Jaguata Tape Rupi (Canções Guarani Mbya);  Senzenina (Xhosa e Zulu); Shosholoza (África do Sul); Ecce Sacerdos Spiritoso e  Beijo a mão que me condena (José Maurício Nunes Garcia, 1767-1830); Caçador de mim (Milton Nascimento) e Prece ao vento (Dorival Caymmi, 1914-2008).


Palavras-chave


Flautas Doces; ensino; pesquisa; extensão.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.