Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM ENCONTRO DE MUITAS POSSIBILIDADES
erinete da silva leite, LUIZ FABRIZIO STOPPIGLIA

Última alteração: 27-09-17

Resumo


Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Comportamentos resultam da atividade cerebral. O cérebro, portanto, é o órgão da aprendizagem. As descobertas das neurociências estão esclarecendo alguns dos mecanismos cerebrais responsáveis por funções mentais importantes na aprendizagem. Para tanto a perspectiva norteadora deste curso é o cérebro, pois ele é atualmente o órgão menos compreendido do corpo, embora o mais crucial para a compreensão do ser humano. Neste projeto abordarmos em profundidade as metodologias de pesquisa sobre o funcionamento do cérebro e suas intersecções com as diversas áreas do conhecimento, em especial a Psicologia e a Pedagogia. Abordamos as fundamentações e metodologias experimentais, teorias e modelos usados em Neurociências e Educação, assim como as conquistas mais atuais nessa área.

Sendo a neurociência um tema altamente divulgado pela mídia,  mas sem abordagem na grade curricular dos cursos de graduação, tivemos o insight de mudar este panorama, com o curso NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM ENCONTRO DE MUITAS POSSIBILIDADES, este projeto de extensão foi idealizado e desenvolvido por membros do Curso de Extensão em Neurociências, com objetivo de realizar discussões de artigos selecionados pela coordenadora do grupo (ensino), incentivando os participantes a desenvolverem projetos de iniciação científica (pesquisa) e promover ações de divulgação da neurociência (extensão), principalmente através das discussões de temas cotidianos sob a ótica da neurociência com intento de levar estes conhecimentos  para a comunidade em geral. O curso teve como característica primordial a interdisciplinaridade, tendo sido projetado no sentido não só de preparar academicamente mas para a aplicação do conteúdo ministrado. Preparamos os alunos com abordagens inovadoras, em que eles estão capacitados para aplicarem seus conhecimentos sobre como as funções cerebrais podem comandar e influenciar o comportamento cotidiano, a tomada de decisões, a aprendizagem, o desempenho em tarefas específicas e estratégias.

O curso teve práticas bastante diversas, como exposição teóricas, debates, e apresentações, com multiplicidade, alternância e diversidade de estratégias de ensino adotadas nas aulas/sessões, visando atender às diferentes necessidades e formas de aprender de cada um.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO, NEUROCIÊNCIA, INTERDISCIPLINAR

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.