Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
Comunicação Integrada: Jornalismo TVU
Tlyssia Társyla Ribeiro Xavier

Última alteração: 27-09-17

Resumo


Na TVU é desenvolvido um projeto de extensão dentro do programa Repórter Mato Grosso que tem como finalidade difundir informações sobre os fatos diários da UFMT e da cidade. O programa é veiculado de segunda a sexta-feira às 11h30min. A atividade consiste na pré-produção do programa em formato para TV. Na equipe de pré-produção do programa, o bolsista conta com o auxílio de profissionais da área de comunicação da TV Universidade.

O bolsista é encarregado pela pesquisa de temas para a produção de informações textuais, conhecidas no jargão jornalístico como “notas peladas” ou “notas descobertas”. Eventualmente, também para a produção de textos com apoio de imagens, conhecidos como “notas cobertas”, além de auxiliar na produção de pautas para os boletins e para as matérias do programa. Para produzir as notas o bolsista é orientado sobre os procedimentos de pesquisa do assunto, e sobre os métodos da coleta de informações, e no caso da pauta, entra em contato com o entrevistado ou com o local de gravação para que seja agendada a entrevista e se obtenham informações outrora não obtidas.

O Repórter Mato Grosso produz matérias, entrevistas, registra atividades relacionadas à educação, ciência, cultura, tecnologia, produções acadêmicas da UFMT e outros temas levando estas informações à comunidade. Após a exibição na TV, o programa fica disponível online. Este espaço da TVU colabora para a complementação do conhecimento dos estudantes de Comunicação Social e apresenta conteúdo de qualidade para a população cuiabana e dos arredores, agindo também como instrumento de divulgação das produções acadêmicas da UFMT.

 


Palavras-chave


TVU; jornalismo; extensão; Repórter Mato Grosso.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.