Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
ATENDIMENTOS CLÍNICO CIRÚRGICO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFMT - CUIABÁ
Yara Cavalari de morais

Última alteração: 27-09-17

Resumo


O Hospital veterinário da UFMT atende uma média de 37.000 procedimentos/ano, esta média vem crescendo anualmente e divide-se em diversas especialidades da Medicina Veterinária. A presente apresentação restringe-se apenas ao o setor de clínica cirúrgica do Hospital Veterinário da UFMT - Cuiabá, que conta hoje com uma equipe de profissionais e estagiários que realizam atendimento à população no HOVET diariamente, com uma casuística crescente possibilitando um maior aprendizado aos graduandos e pós-graduandos do setor e de áreas afins, além de prestar serviço à comunidade. O crescimento atual da casuística do setor favorece a realização desta proposta de extensão, visto que uma maior demanda gera maior aporte de casos diferenciados, de material para pesquisa, e de conhecimento, consequentemente gerando a necessidade de um maior número de integrantes para a execução da mesma, visto que existe uma expansão da casuística a cada ano.

O projeto tem como objetivo principal o atendimento especializado e qualificado (professores, pós-graduandos e graduandos) aos animais da comunidade de Cuiabá e região, no hospital veterinário da UFMT, fornecendo serviços de clínica cirúrgica, melhorando assim a qualidade de vida dos animais. Além disso, a proposta objetiva solidificar e atualizar os conhecimentos dos participantes, por meio do atendimento supervisionado e discussão dos casos e assuntos afins, visando à ampliação e divulgação de informações relevantes às espécies, e assim, melhorar a qualidade dos serviços prestados e estimular o interesse à pesquisa científica.

No total foram contabilizadas 517 cirurgias no período de abril a dezembro de 2016. Sendo 61,89 % cirurgias de tecido mole, 9,09% oncológicas, 13,15% ortopédicas, 10,05% oftálmicas e 5,8% odontológicas.

Nesse período, as atividades de extensão desenvolvidas no setor propiciaram um intenso treinamento dos discentes e melhorias na qualidade do tratamento das enfermidades dos animais encaminhados pela comunidade cuiabana.


Palavras-chave


Projeto de extensão; procedimentos cirúrgicos; Clinica Cirúrgica HOVET – UFMT.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.