Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
Preparação e Execução do Espetáculo Canta Beatles pelo Coral UFMT
vinicius da cruz

Última alteração: 27-09-17

Resumo


Este resumo apresenta o trabalho feito pelo Coral UFMT, um dos projetos vinculados ao Programa de Extensão “Núcleo Coral UFMT - Temporada 2016”, na produção do espetáculo Canta Beatles, que vai desde a leitura de repertório, montagem de cenas até às apresentações. O objetivo foi vivenciar novas experiências e possibilidades que podem ser trabalhadas com o coral, além de homenagear uma das maiores bandas da década de sessenta que influenciou e influencia gerações, com a regência e direção musical da maestrina Dorit Kolling e direção cênica e coreográfica de Reynaldo Puebla.  Para o coro renunciar seu padrão tradicional de ser, foram averiguadas formas cênicas como expressão corporal e movimentos de palco.

O espetáculo, elaborado no ano de 2016, contou com 20 canções da discografia dos Beatles, que vão do folk rock ao rock psicodélico, incluindo elementos da música erudita. da montagem das cenas e coreografias pelo diretor cênico Reynaldo Puebla e sua assistente, Ana Abe. Para a incrementação artística foi formada uma banda formada por músicos alunos e ex-alunos da UFMT.

O Coral UFMT é um equipamento cultural criado em 1980 para atender discentes dos diversos cursos, inclusive da música, docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade em geral. Por ser um coro amador, proporciona a oportunidade experenciar e vivenciar o canto coletivo. É uma forma de se fazer música a partir de uma participação ativa dos indivíduos, uma vez que o Coro representa a oportunidade de construção coletiva do fazer musical por meio do corpo e da voz.

Com a montagem do espetáculo Canta Beatles, além da importante pesquisa de repertório e arranjos, enquanto acadêmicos, pudemos participar dos ensaios de leitura, estudo da pronúncia e interpretação das canções, realizados pela maestrina Dorit Kolling, além de participar do curso ministrado pelo diretor cênico Reynaldo Puebla e sua assistente Ana Abe, o que contribuiu para a nossa formação cultural e artística.Além disso, enquanto acadêmicos do curso de Música, tal atividade oferece, inclusive,  a oportunidade de vivenciar e desenvolver uma montagem cênica de espetáculo,  contribuindo como campo de pesquisa e abrindo possibilidades de atuação para o nosso fazer musical e artístico.
Pode se concluir que os coralistas tiveram um grande crescimento artístico-musical e, também, puderam e poderão oferecer ao público um concerto coral com uma proposta inovadora, cantando e encenando músicas de uma das bandas mais tocadas da contemporaneidade.

Palavras-chave


Concerto; Coral UFMT; Produção; Canta Beatles

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.