Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

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Programa Aquariofilia sem fronteira: Cuidando dos nossos rios
Nárcia Carolina Santos da Silva, MARCIO Aquio Hoshiba, Isadora Carolina Ferreira Ferres, Alan Gonçalo de Oliveira Junior, Janessa Sampaio de Abreu Ribeiro

Última alteração: 27-09-17

Resumo


A Questão ambiental é cada dia mais importante, sendo assim é sempre bom conscientizar e fazer com que as crianças aprendam a preservar desde cedo, a educação para uma vida ambiental e sustentável deve começar já na pré-escola. Sabendo que o rio Cuiabá tem um grande papel histórico no estado de Mato Grosso, temos como dever contribuir de alguma forma na preservação, por isso foi de grande importância realizarmos a conscientização dessas crianças que vão ter no futuro a possibilidade de irem repassando toda a educação ambiental que aprenderam desde cedo e disseminá-las as próximas gerações e com isso reduzir a poluição das águas, consequentemente preservando a vida aquática presente no Rio Cuiabá. Com a iniciativa deste projeto, o trabalho visou a educação ambiental nas escolas públicas de Cuiabá, com crianças do 5º ano, com o objetivo de criar nelas desde cedo uma noção de como é o meio ambiente aquático e sobre os organismos que neste vivem, podendo assim conscientizá-las acerca da importância de preservar este meio onde as espécies necessitam para sua sobrevivência. Para despertar o interesse do tema aos alunos iniciamos questionando como elas acreditavam que seria o ambiente aquático de sua região. As crianças esboçaram seus pensamentos em forma de desenhos e a partir daí foram verificadas as ideias de cada uma delas, vimos que neste primeiro desenho existia uma ideia de um rio poluído e degradado. Posteriormente montamos um aquário fazendo deste uma miniatura do rio Cuiabá, criando uma ampliação de conceito aos alunos, confrontando os conhecimentos prévios com os atuais e pedimos a eles que desenhassem novamente o rio com os novos conhecimentos e desta forma percebemos que o aprendizado surtiu um efeito muito melhor do que o desenho anterior. Com este projeto podemos discutir a importância do meio aquático, demonstramos este meio e os seres que nele vivem, falamos sobre os principais problemas e possíveis sugestões para se conseguir a sustentabilidade, levando em consideração que as crianças geralmente são curiosas e com sede de aprendizado, podendo assim disseminar os conhecimentos que foram adquiridos, por meio desta educação ambiental, aos que vivem ao seu redor.

 

 

: Educação ambiental; Escola; Crianças; Aquarismo.


Palavras-chave


Educação ambiental; Escola; Crianças; Aquarismo.

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