Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

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DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS 2D PARA CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE GEOCIÊNCIAS
Lucas Steffens Oliveira, Yuri Venicius Martins de Oliveira, Diogo Henrique Duarte Bezerra, Caiubi Emanuel de Souza Kuhn

Última alteração: 27-09-17

Resumo


Com a globalização digital e a expansão da tecnologia, o acesso a informação cresceu e facilitou a divulgação do conhecimento para todas as áreas.  Com isso, a forma de transmitir o conhecimento se tornou algo crucial para a efetividade de absorção das informações a serem repassadas.  Observando isto, juntamente com a incompreensão de grande parte da sociedade, quanto ao caráter finito dos recursos naturais e quais as consequências de seu uso em grande escala, a equipe do Projeto decidiu desenvolver um jogo 2D que abordasse os problemas relacionados a geociências de forma dinâmica, simples, divertida e que simultaneamente conscientize o usuário sobre a temática. Promover a extensão da universidade no formato de jogo, foi considerada uma forma de disseminar amplamente com eficácia, a conscientização sobre a importância dos recursos naturais, através da tecnologia juntamente com a rede mundial de computadores. Sendo assim, o desenvolvimento foi iniciado em 2016, onde foram realizados apenas estudos e a estruturação do jogo, que consiste em um Quiz onde o jogador responde simples perguntas em que, conforme suas respostas e o decorrer do tempo, o cenário se adapta para mais poluído ou então se mantém em bom estado. Também foi dividido em quatro fases cada uma com cinco perguntas de vários temas relacionados a geociências, e a cada transição de fase, informações sobre recursos naturais é exibida na tela. No final do jogo, é mostrado para o usuário seu desempenho. Em 2017, iniciou-se o trabalho com a interface gráfica que ainda está em desenvolvimento e fase de testes. Tudo foi desenvolvido com a tecnologia Java juntamente com a API (Interface de Programação de Aplicativos) Slick 2D da própria linguagem.

Palavras-chave


Jogo; Recursos Naturais; Conscientização

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