Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
Octavio Augusto Ferraz da Gama; Leosan Sampaio Passos
Leosan Sampaio Passos

Última alteração: 27-09-17

Resumo


Olhar fotográfico por inspiração do teatro do oprimido: ruptura de paradigmas

Octavio Augusto Ferraz da Gama – Comunicação Social/UFMT

Leosan Sampaio Passos – História/IGHD/UFMT.

 

O grupo de extensão Cena Livre de Teatro utiliza do método do Teatro do Oprimido, elaborado pelo brasileiro Augusto Boal, os exercícios que compõe este método focam a democratização dos meios de produção teatral. Esse método estimula a autocritica e a percepção sobre hábitos culturais.

O banner, a ser apresentado, mostra através da fotografia as transformações por trás dos ensaios de teatro e acompanha a evolução das relações interpessoais e como elas afetam o desenvolvimento dos integrantes de um grupo de teatro. O grupo de extensão, Cena Livre de Teatro, recebe semanalmente novos interessados, permitindo a conexão de diversos trejeitos culturais. Ao se permitirem a exposição, através da linguagem do teatro, barreiras culturais são constantemente quebradas, enquanto, por meio dos jogos, os participantes são estimulados à reflexão de seus hábitos de observar e se relacionar com o mundo.

A fotografia captura a amplitude de jogos que partem das artes cênicas, como estes exercícios desenvolvem talentos desconhecidos e como afloram a percepção dos jogadores.  Enquanto uma proposta de teatro terapêutico, desafia constantemente os participantes a romper com dogmas instruídos pela sociedade, permitindo diálogos sobre vícios imperceptíveis presentes nas relações dia a dia.

Assim, pessoas de diferentes regiões de Cuiabá se conectam, se permitem participar, interagem e constroem laços, rompendo a expectativa de fenômenos já observados na contemporaneidade como a apatia causada pelas relações resumidas a redes sociais ou o efeito anestésico causado devido ao bombardeio de informações, assunto estudado pelo autor George Simmel.


Palavras-chave


Teatro, Fotografias, Expressão corporal.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.