Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

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EDUCAÇÃO COMO MEDIADORA DAS RELAÇÕES ENTRE MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.
Gustavo Gomes Pereira, Rafael Marques Moreira, Caiubi Emanuel Souza Kuhn

Última alteração: 27-09-17

Resumo


RESUMO: Os bens minerais marcaram períodos importantes da história, verifica-se isso através de nomes dados a alguns períodos, tais como: idade da pedra, idade do bronze e idade do ferro. De maneira geral, o desenvolvimento da sociedade está ligado com a exploração destes recursos, por exemplo, o carvão mineral descoberto como potencial combustível fóssil foi um dos fatores que possibilitou a intensa Revolução Industrial do século XIX. Os recursos minerais são finitos, e a formação dos depósitos está ligada a processos específicos da dinâmica da Terra, que ocorrem em uma velocidade muito diferente do tempo de vida do homem. Desta forma, debater o tema de sustentabilidade relacionado com o consumo dos bens minerais, tem papel fundamental para compreensão da equação que envolve o equilíbrio do planeta e a manutenção da qualidade de vida na sociedade, visto que todos os nossos bens de consumos estão ligados diretamente com a atividade de mineração. Nesse sentido, o projeto montou uma exposição em parceria com os museus de Rochas Fósseis e Minerais de UFMT e o museu de Pré História Casa Dom Aquino. O acervo apresentado foi composto por fósseis, rochas, artefatos arqueológicos, banners esquemáticos sobre tempo geológico, bem como um que trata especificamente da relação entre bens de consumo e bens minerais. A apresentações realizadas nas escolas públicas da Grande Cuiabá consistem em expor a logística do funcionamento de alguns empreendimentos de mineração, buscando sempre relacionar os bens de consumo com os recursos minerais. Por exemplo, após sintetizar a história do desenvolvimento do planeta que é de 4,6 bilhões de anos, mostra-se aos alunos alguns minerais, contando-os qual a relação direta com algum bem de consumo, a exemplo fica uma lepidolita, que é um minério de litío, elemento que quando beneficiado é utilizado na confecção de baterias dos mais diversos eletrônicos. Fala-se do impacto por traz dessa exploração e da necessidade de se ter políticas voltadas para trabalhar a sustentabilidade destes recursos naturais.  Ao final da apresentação os estudantes buscam em geral perguntas que relacionem o cotidiano com o material apresentado, bem como com as disciplinas de ciência da natureza.

 

 

 

 


Palavras-chave


Sustentabilidade; Educação; Mineração.

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