Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES DA OFICINA SOBRE O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA USANDO TANGRAM E GEOPLANO.
Marcos Matheus Silva Souza, Milena Scholl Bazila, Jennyfer Neri Peixoto da Silva

Última alteração: 27-09-17

Resumo


A oficina “Tangram no Plano” decorre do ideal de estruturar de maneira aperfeiçoada o aprendizado dos alunos na área da Geometria Plana, utilizando de dois materiais concretos de visualização, o Tangram e o Geoplano. Tais materiais permitem mostrar diversos conceitos matemáticos. Todavia, no decorrer da oficina dá-se ênfase em conceitos relacionados ao cálculo de áreas, trabalhando a equivalência entre as mesmas.

O Geoplano é um material didático que tem como base um tabuleiro de madeira onde são fincados pregos de maneira estratégica e regular. Já o Tangram é um puzzle chinês da dinastia Song, cujo significado é tábua das 7 sabedorias. O uso desses dois instrumentos ocorre através de uma sequência de exercícios dispostos em uma apostila planejada pelos precursores da oficina(Marcos Matheus Silva Souza e Milena Scholl Bazila).

As atividades já foram concretizadas em duas escolas distintas, são elas: Escola Estadual Agenor Ferreira Leão e a Escola Estadual Governador José Fragelli (Escola da Arena Pantanal). As aplicações das oficinas foram satisfatórias em ambos os locais, devido à presença de alunos muito dedicados e escolas com ótima organização pedagógica. Entretanto, viu-se como principal necessidade a redução da apostila utilizada pois, em ambos os locais não conseguimos concluir os exercícios determinados pelo material no tempo dado.

Em suma, foram experiências muito gratificantes nas quais o trabalho realizado foi satisfatório tanto para os alunos, quanto para os futuros docentes(atuais discentes) e, ainda, para os docentes que nos acompanharam. Tomemos disso, como principal lição dentre a nossa profissão, a real possibilidade de trabalhar matemática de um modo distinto e facilitado, proporcionando o entendimento dos alunos e entendendo que a necessidade de trazer esse tipo de atividade pra dentro da sala de aula é de extrema importância.


Palavras-chave


Aprendizagem significativa com material concreto.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.